Petróleo fecha em alta, impulsionado por dólar fraco, mas cautela limita ganhos

Estadão Conteúdo

Publicado 19.04.2021 13:20

Atualizado 19.04.2021 16:40

Petróleo fecha em alta, impulsionado por dólar fraco, mas cautela limita ganhos

Os contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta segunda, 19, em sessão marcada pela desvalorização do dólar ante pares, tornando a commodity mais barata para detentores de outras divisas. De acordo com a Dow Jones Newswires, a commodity energética também recebeu suporte de relatos sobre interrupções na produção do óleo na Líbia. Por outro lado, há cautela no mercado por conta da covid-19, com destaque para a situação na Índia, terceiro maior consumidor mundial de petróleo, e onde há aumento no número de casos e nas restrições para conter a pandemia.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do WTI com entrega prevista para junho avançou 0,38%, a US$ 63,43, enquanto o do Brent para o mesmo mês subiu 0,42%, a US$ 67,05, na Intercontinental Exchange (ICE).

Brasil, Índia e parte da Europa levam o mundo a atravessar o período mais crítico desde o início da crise sanitária. O país asiático, em particular, registrou mais de 1 milhão de infecções só na última semana, com 103.558 apenas ontem. O quadro global do coronavírus ainda inspira cautela nas mesas de operações, depois que o número de casos no mundo atingiu recorde semanal de 5,2 milhões, de acordo com dados da Universidade John Hopkins.

A possível queda na demanda indiana já levanta questionamentos sobre as perspectivas do mercado. "Resta saber se o aumento da produção planejado a partir de maio pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) irá de fato levar a um superávit temporário de oferta e um aumento dos estoques devido à fraqueza da demanda na Índia", aponta o Commerzbank. Hoje, a capital do país, Nova Délhi, começou a implementar um lockdown de seis dias para buscar conter o vírus.

Sobre as tratativas de um Acordo Nuclear com o Irã, que seguem nesta semana em Viena, o ING aponta que "qualquer avanço nessas negociações que leve ao levantamento das sanções provavelmente afetará o sentimento no curto prazo". No entanto, "as perspectivas de médio prazo permanecem construtivas" para os preços, com o mercado de petróleo definido para continuar a apertar, tendo em vista o avanço da demanda.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações