Petróleo fecha em forte alta com perspectivas para vacina da Pfizer

Estadão Conteúdo

Publicado 09.11.2020 14:27

Atualizado 09.11.2020 17:40

Petróleo fecha em forte alta com perspectivas para vacina da Pfizer

Os contratos futuros de petróleo fecharam em fortes altas nesta segunda-feira, 9, impulsionados pelo otimismo do mercado para a recuperação na economia, após a divulgação da eficácia da vacina da Pfizer em conjunto com a Biotech contra a covid-19, nos resultados preliminares. Ao longo da sessão, a euforia diminuiu, assim como para outros ativos, mas ainda houve importantes avanços nos preços.

O petróleo WTI para dezembro fechou em alta de 8,41%, em US$ 40,29 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex). O Brent para janeiro subiu 7,48%, a US$ 42,40 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE).

Com a divulgação de que o imunizante da Pfizer teve eficácia de mais de 90%, a alta durante a sessão ficou próxima a 10% para WTI e Brent, com o primeiro chegando a ultrapassar essa marca simbólica. Ao longo do dia, assim como para vários outros ativos de risco, a euforia foi contida, e os ganhos diminuíram. A notícia dominou os mercados, ofuscando os desdobramentos da eleição de Joe Biden nos Estados Unidos.

O ING projeta que o petróleo passe por um movimento de acentuada alta, com a recuperação da demanda. No entanto, o banco indica que ainda há perguntas sem respostas a respeito do imunizante, como a logística por trás da vacinação em massa de toda a população mundial.

"Todas essas questões ajudarão a determinar quando a economia global pode retornar a algo mais próximo do normal. Em nossas últimas previsões, presumimos que pode não ser até meados do final de 2021 para o crescimento retornar de forma consistente para muitas economias", avalia o ING.

Pelo lado da cautela para com a recuperação da demanda, a renovação de medidas restritivas na Europa para conter o aumento de casos de covid-19 pode refletir negativamente. A Reuters, citando um funcionário da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), divulgou que esta é a perspectiva da organização, que irá publicar na quinta-feira sua próxima análise do mercado de petróleo.

A perspectiva é a mesma da Fitch, em relatório nesta segunda-feira. A agência, porém, não espera quedas tão acentuadas como as que o mundo observou entre abril e maio.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações