Petróleo fecha quase estável; dólar mais fraco compensa temor com demanda

Reuters

Publicado 08.04.2021 18:06

Por Scott DiSavino

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo fecharam esta quinta-feira praticamente estáveis, com a desvalorização do dólar e as altas nos mercados acionários compensando os movimentos negativos vistos no início da sessão, diante de um grande aumento nos estoques de gasolina dos Estados Unidos e da demanda reprimida frente aos níveis pré-pandemia.

Os contratos futuros do petróleo Brent avançaram 0,04 dólar, ou 0,1%, para 63,20 dólares por barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) apurou queda de 0,17 dólar, ou 0,3%, a 59,60 dólares o barril.

"Os preços do petróleo estão lutando para encontrar uma direção, já que as pressões de curto prazo representadas pela Covid-19 estão sendo compensadas pelo dólar muito mais fraco", disse Edward Moya, analista de mercado sênior da OANDA em Nova York.

O dólar atingiu uma mínima de duas semanas ante uma cesta de moedas, acompanhando a queda nos rendimentos dos Treasuries , após dados indicarem um inesperado aumento nos pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA.

O dólar desvalorizado torna o petróleo mais barato para detentores de outras moedas, o que costuma dar impulso às cotações da commodity.