Petróleo sobe após redução das tensões na Rússia e previsões otimistas da Opep

Investing.com  |  Autor Peter Nurse

Publicado 26.06.2023 11:16

Investing.com - Os preços do petróleo operavam em alta nesta segunda-feira, 26, com o mercado repercutindo o fim das tensões na Rússia envolvendo uma tentativa de revolta armada no país, o que poderia ameaçar a oferta de petróleo de um dos maiores produtores da commodity do mundo.

Por volta das 11h15 de Brasília, o petróleo norte-americano subia 0,20%, a US$ 69,30 por barril, enquanto o Brent se valorizava 0,35%, a US$ 74,27 por barril, no mercado futuro. Ambas as referências subiram 1,35 durante a janela asiática de negociação.

Aumenta prêmio de risco russo

A revolta do grupo de mercenários Wagner na Rússia terminou com uma trégua mediada pelo presidente bielorrusso Alexander Lukashenko, mas há incerteza quanto ao que acontecerá a seguir em um dos principais países produtores de petróleo do mundo.

“Embora os riscos imediatos de fornecimento tenham desaparecido, o mercado provavelmente começará a precificar um prêmio de risco maior para o petróleo, devido à crescente instabilidade na Rússia”, afirmaram os analistas do ING, em nota enviada aos clientes nesta segunda. “A magnitude desse prêmio de risco dependerá de como a situação pós-revolta fracassada será tratada”.

Opep prevê futuro favorável

O que ajudava o sentimento do mercado hoje eram as declarações de Haitham al-Ghais, secretário-geral da Opep, durante uma conferência setorial, na qual afirmou que o petróleo é insubstituível no futuro previsível. “Consideramos que a demanda aumentará para 110 milhões por barris por dia até 2045”, o que poderia fazer com que o consumo mundial de energia cresça 23% no período, segundo o secretário.

Além disso, o CEO da Saudi Aramco (TADAWUL:2222), Amin Nasser, afirmou que os fundamentos do mercado estão sólidos para o segundo semestre, com a demanda dos mercados emergentes, liderados pela China e Índia, compensando o risco de recessão nos mercados desenvolvidos.

Recuperação das perdas da semana passada

Apesar disso, será difícil recuperar as perdas de 3% a 4% registradas na semana passada, devido às preocupações com os aumentos nas taxas de juros do Federal Reserve nos EUA e de outros bancos centrais, o que pode prejudicar a atividade econômica e, consequentemente, a demanda por petróleo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Além disso, os investidores estão preocupados com os dados de inflação na Europa e nos EUA, que podem influenciar o sentimento dos operadores em relação ao aperto monetário.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações