Petróleo sobe após UE confirmar embargo à commodity russa até o fim do ano

Investing.com

Publicado 04.05.2022 05:02

Atualizado 04.05.2022 13:25

Por Geoffrey Smith 

Investing.com -- A União Europeia confirmou a sua intenção de interromper todas as importações de petróleo e produtos derivados russos até o final do ano, na sua medida mais extrema até agora a fim de exercer pressão econômica sobre a Rússia e encerrar sua guerra na Ucrânia. 

Os preços do petróleo subiram em reação à notícia, antecipando o aumento da concorrência mundial pelos fornecimentos não russos à medida que os compradores europeus buscam entregas de substituição. Por volta das 13h23, os futuros do petróleo WTI, negociado em Nova York, e referência de preços nos EUA, subiam 3,94%, a US$ 106,44 por barril, enquanto os futuros do Brent, cotado em Londres e referência mundial de preços, apresentavam alta de 3,70%, a US$ 108,85 por barril. 

Como parte do seu sexto pacote de sanções, o bloco disse que também irá expulsar o Sberbank (MCX:SBER), o maior banco da Rússia, além de outros credores da rede SWIFT de transferências internacionais, aumentando ainda mais o isolamento do país em relação ao sistema financeiro internacional.  

As ações eram amplamente esperadas após a Alemanha, a maior economia da UE e o maior Estado-Membro em termos de população, terem abandonado a sua oposição ao embargo na semana passada. 

Pelos termos das medidas, a UE irá encerrar as importações de petróleo bruto no prazo de seis meses e as importações de produtos derivados até o final de 2022. O prazo ligeiramente mais longo para os produtos de refino se deve ao maior nível de dependência da Rússia no caso particular do diesel. 

Falando ao Parlamento da UE, a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, não deu nenhuma indicação imediata em relação a possíveis exceções às novas regras, apesar de relatos anteriores de que a Hungria e a Eslováquia, cujos complexos energéticos foram criados na era soviética para serem completamente dependentes dos oleodutos da URSS, teriam permissão para prosseguir com as importações.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações