Petróleo sobe com expectativa de acordo após fala de Maduro

Investing.com

Publicado 19.09.2016 17:02

Petróleo sobe com expectativa de acordo após fala de Maduro

Investing.com - O petróleo ganhou força e fechou em alta neta segunda-feira com a aproximação da reunião da Opep e o aumento das apostas em um acordo para congelar a produção.

Nos EUA, o petróleo perdeu força no fim do pregão, mas subiu 0,5% aos US$ 43,70, enquanto o Brent ganhou 0,2% e encerrou a US$ 43,90.

No final de semana, o presidente da Venezuela Nicolas Maduro afirmou que o cartel está próximo de fechar um acordo, após ter tido uma conversa bilateral com o presidente do Irã, Hassan Rouhani.

Na semana passada, a Arábia Saudita e a Rússia acertaram atuar em conjunto para estabilizar o mercado, o que foi entendido como um primeiro passo público para coordenar a reunião informal da Opep da próxima semana.

Desde o início do ano, a Rússia defende publicamente um acordo entre os grandes produtores para reduzir a sobreoferta e elevar a cotação de petróleo. Em abril, falhou na última hora o acordo para congelar a produção após o recuo da Arábia Saudita, que insistiu na adesão do Irã ao acordo, algo que já havia sido descartado pelo país persa.

No começo do ano, o Irã descartou aderir à negociação, pois trabalhava para elevar sua produção dos cerca de 2,5 milhões de barris para o patamar histórico de 4 milhões de barris, após a suspensão das sanções ocidentais ao país.

Nas últimas semanas, contudo, os dois rivais regionais, Arábia Saudita e Irã, países-chave da Opep, já harmonizaram o discurso de que é preciso agir para elevar os preços do barril.

Hoje, o receio de que a exportação de Líbia seja prejudicada e a desvalorização do dólar no mercado internacional contribuíram para o movimento altista da commodity.

A expectativa para a semana, contudo, segue com grande volatilidade na expectativa do comunicado da reunião do Fed na quarta-feira, que poderá indicar quando ocorrerá o aumento das taxas de juros dos EUA. Ainda no radar, o Banco do Japão também se reúne nesta semana e poderá anunciar novas medidas de estímulo e a China deverá divulgar suas importações de petróleo, em queda nos últimos meses.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações