Petróleo sobe com expectativa de estímulos e oferta mais apertada sob Biden

Reuters

Publicado 20.01.2021 18:35

Por Laila Kearney

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo avançaram nesta quarta-feira, apoiados por expectativas de que o governo do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, entregue estímulos econômicos substanciais, elevando a demanda por combustíveis, e dê início a políticas que limitariam a oferta de petróleo.

Empossado nesta quarta, Biden deve tomar medidas imediatas que poderiam restringir a atuação da indústria de petróleo norte-americana, incluindo um plano para reintegrar os EUA ao acordo climático de Paris, o cancelamento de uma permissão para o oleoduto Keystone XL e a suspensão de planos de exploração no Ártico.

O petróleo Brent fechou em alta de 0,18 dólar, a 56,08 dólares por barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) avançou 0,26 dólar, para 53,24 dólares o barril.

Na terça-feira, a indicada de Biden para a Secretaria do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, pediu para os congressistas do país "agirem grande" nos gastos em alívio à pandemia de coronavírus, o que deu impulso aos preços do petróleo.

"Há novas expectativas em relação aos estímulos --há simplesmente um bom humor nos mercados em geral, um senso de avanço, de que a demanda vai se recuperar", disse John Kilduff, sócio da Again Capital em Nova York.