Petróleo sobe com reabertura na China ajudando perspectiva de demanda

Investing.com  |  Autor Ambar Warrick

Publicado 18.09.2022 22:12

Atualizado 19.09.2022 00:35

Por Ambar Warrick

Investing.com - Os preços do petróleo começaram a semana em alta, já que a redução do lockdown contra a Covid-19 em uma grande cidade chinesa aumentou o otimismo sobre uma eventual recuperação da demanda no maior importador de petróleo do mundo.

A megacidade chinesa de Chengdu - que foi a maior cidade a enfrentar os lockdowns de COVID depois de Xangai no início deste ano - deve começar a reduzir um bloqueio de duas semanas a partir de segunda-feira. Espera-se que a medida impulsione a atividade econômica na cidade, com a retomada do transporte público e privado provavelmente ajudando a demanda pelo combustível.

Os contratos futuros do petróleo Brent negociados em Londres subiam 0,63%, para US$ 91,94 por barril, enquanto os contratos futuros do petróleo WTI subiam 0,48% para US$ 85,17 por barril às 00:33. Ambos os contratos estavam se recuperando de três semanas consecutivas de perdas, em meio a preocupações com uma possível recessão global.

Os preços do petróleo despencaram das máximas atingidas no início deste ano, já que os bloqueios na China, juntamente com o aumento da inflação e das taxas de juros, prejudicaram severamente as perspectivas de demanda este ano. A demanda chinesa, em particular, sofreu muito com a suspensão da produção industrial em vários grandes centros.

O excesso de oferta causado por um rebaixamento constante da Reserva Estratégica de Petróleo dos EUA e os aumentos de oferta da Rússia também tiraram os preços das máximas anuais.

O foco desta semana está na reunião de política monetária do Federal Reserve, da qual se espera um aumento de 75 pontos-base na taxa de juros e sinalize mais aperto por vir. O movimento também é esperado depois que os dados de inflação dos EUA foram mais altos do que o esperado em agosto, indicando que as pressões inflacionárias no país ainda precisam diminuir.

Ambos os fatores devem pesar fortemente no crescimento econômico, prejudicando potencialmente a demanda de petróleo no país. Eles também devem impulsionar o dólar, tornando o petróleo caro para os importadores estrangeiros.

Os preços do petróleo caíram acentuadamente na semana passada após a leitura da inflação nos EUA, enquanto a especulação sobre o aumento da oferta russa também pesou.

Ainda assim, espera-se que a demanda global de petróleo se beneficie no inverno, com os altos preços do gás natural levando mais países a adotar o petróleo para fins de aquecimento.

A demanda de gasolina nos EUA também mostrou resiliência até agora este ano e deve permanecer estável nos próximos meses.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações