Planos do embargo da UE ao petróleo russo com problemas com rejeição da Hungria

Investing.com

Publicado 30.05.2022 04:52

Atualizado 30.05.2022 07:17

Por Geoffrey Smith

Investing.com - Os planos da União Europeia (UE) de impor um embargo de petróleo à Rússia pareciam à beira do colapso na segunda-feira, antes de uma reunião de cúpula dos líderes dos Estados membros no final do dia.

A UE esperava finalizar os planos para parar de comprar petróleo bruto russo e produtos refinados até o final do ano. No entanto, o novo pacote de sanções, o sexto proposto pela UE desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro, precisa do apoio unânime dos Estados membros para entrar em vigor e tem sofrido resistência da Hungria e, em menor grau, da República Tcheca e da Eslováquia. Os três países sem litoral têm uma dependência histórica do petróleo entregue por oleodutos da era soviética.

O vice-chanceler da Alemanha, Robert Habeck, alertou em uma entrevista coletiva no domingo que a unidade europeia está "começando a desmoronar e desmoronar novamente", depois que as negociações entre diplomatas não conseguiram superar a resistência húngara, apesar das propostas de adiamento do embargo para os três países da Europa Central. .

A falta de acordo sobre o petróleo também levou ao enfraquecimento do pacote em outros aspectos, de acordo com várias notícias. Uma proposta para proibir o investimento russo em imóveis europeus também foi retirada do pacote preliminar.

O principal diplomata da UE, Josep Borrell, ainda estava otimista na segunda-feira de que um acordo poderia ser alcançado.

"Acho que esta tarde poderemos oferecer aos chefes dos Estados membros um acordo", disse Borrell à rádio francesa France Info.

As compras europeias de petróleo e gás russos geram cerca de US$ 1 bilhão por dia em receita para o Kremlin e são a maior fonte de moeda forte para a Rússia. De acordo com dados do Ministério das Finanças, os gastos com defesa russos mais que dobraram para US$ 300 milhões por dia em abril como resultado da guerra.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações