Plantio de milho tem avanço limitado pelo clima no RS e atinge 66% da área, diz Emater

Reuters

Publicado 13.10.2022 19:49

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de milho verão 2022/23 alcançou 66% da área no Rio Grande do Sul, avanço de apenas 2 pontos percentuais no comparativo semanal, disse nesta quinta-feira a empresa de assistência técnica e extensão rural Emater-RS, com trabalhos limitados pelas condições climáticas.

"O desenvolvimento das lavouras permanece lento devido às baixas temperaturas registradas ainda no início de outubro", disse a Emater-RS em relatório.

Na semana anterior, quando o órgão ligado ao governo estadual já indicava lentidão causada pelo frio, foi registrado avanço de oito pontos na semeadura do cereal de primeira safra.

Apesar do desempenho, o plantio desta temporada ainda está à frente dos 65% vistos em igual período do ciclo anterior e da média histórica de 59%.

"Em termos fitossanitários, houve incidência variável de cigarrinhas e o surgimento de focos de pulgões, atacando a cultura", alertou a empresa.

Para o trigo, a Emater informou que a colheita avançou 1 ponto percentual na última semana, para 4% das áreas.

Segundo a análise, os produtores estão à espera do fim do processo de amadurecimento das cultivares semeadas no período recomendado.

Cerca de 50% das lavouras ainda encontra-se na fase de enchimento de grãos e 28% está se aproximando da conclusão do ciclo produtivo, na etapa de maturação.

Nesta semana, a Emater divulgou sua segunda avaliação da safra de inverno e estimou a produção de trigo em 4,68 milhões de toneladas, cerca de 32% acima do ano passado.

A produtividade foi revista para 3.210 quilos por hectare, aproximadamente 11% superior à projetada inicialmente.

"O tempo no período foi favorável aos cultivos, com destaque para a elevada radiação solar e para o retorno das chuvas mais volumosas em parte da região produtora. As lavouras apresentam excelente potencial produtivo, justificando o aumento da expectativa de produtividade", comentou a empresa no relatório semanal desta quinta-feira.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

 

(Reportagem de Nayara Figueiredo)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações