Plantio de soja no RS salta para 50% da área após diminuição de chuvas, diz Emater

Reuters

Publicado 30.11.2023 19:42

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja da safra 2023/24 foi intensificado no Rio Grande do Sul na última semana, favorecido pela diminuição das precipitações e o aumento do número de períodos ensolarados, o que levou a área já semeada para 50% do total projetado, apontou nesta quinta-feira a Emater, em boletim semanal.

Até a semana passada, produtores gaúchos tinham semeado 25% da área prevista. Apesar do salto semanal nos trabalhos, eles seguem atrasados após chuvas excessivas no Estado. No mesmo período do ano passado, o Rio Grande do Sul já havia plantado 70% da área da oleaginosa.

"Há preocupação por parte dos produtores em relação ao atraso, que pode impactar negativamente a produtividade, além de impossibilitar a implementação de um plantio escalonado, que facilitaria os manejos culturais subsequentes", disse a Emater, empresa de assistência técnica ligada ao governo do Estado.

O Rio Grande do Sul normalmente figura entre os três maiores produtores de soja do Brasil.

Em relação ao aspecto fitossanitário das áreas semeadas com soja, em algumas regiões constataram-se sintomas de doenças de solo, em parte das lavouras semeadas no período anterior, "demandando a necessidade de replantio". A Emater citou tombamento e morte das plântulas por apodrecimento.

A empresa disse ainda que o "aumento de horas de sol também foi altamente benéfico para as lavouras de milho em todas as fases de desenvolvimento".

"De maneira geral, houve melhoria no aspecto visual das lavouras e na coloração das plantas, indicando a redução do estresse, provocado pelo excesso de umidade em áreas de relevo plano, disse a Emater, citando que a semeadura do milho atingiu 85% da área prevista para esta safra, evoluindo pouco "em função da priorização da operação na cultura da soja".

O relatório apontou também que o tempo seco dos últimos dias propiciou avanços na colheita do trigo, a qual se encontra próxima da conclusão, com 98% da área cultivada no Rio Grande do Sul já colhida.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A qualidade dos grãos permanece abaixo do padrão ideal, especialmente nas lavouras estabelecidas durante a segunda metade do período de semeadura, uma vez que as chuvas também geraram problemas para o cereal.

A produtividade média estimada atualmente indica rendimento de 2.164 kg/ha, redução de 28,38% em relação à projeção inicial, que apontava uma safra no Rio Grande do Sul de 2023 estimada em 4,55 milhões de toneladas em 2023.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações