Preços do gás europeu caem com sinais de que os fluxos do Nord Stream serão retomados

Investing.com  |  Autor Geoffrey Smith

Publicado 02.09.2022 06:04

Atualizado 02.09.2022 08:05

Por Geoffrey Smith

Investing.com -- O índice de referência europeu Natural Gas Futures caiu acentuadamente na sexta-feira para seu menor nível em duas semanas, com sinais de que o gás russo retomará os fluxos através do gasoduto Nord Stream 1 para a Alemanha a partir de sábado.

Às 8h04 (horário de Brasília), o contrato TTF holandês de primeiro mês, a referência para o noroeste da Europa, caiu 5,15%, a 239,00 euros por megawatt-hora.

O contrato caiu para 218,22 EUR/MWh depois que o operador do gasoduto sinalizou que os embarques começariam novamente a partir das 2h em Berlim no sábado, aliviando os temores de que o monopólio estatal de gás Gazprom (MCX:GAZP) manteria o oleoduto fechado por mais tempo.

A retomada dos embarques e uma forte redução no consumo dos usuários industriais devido aos altos preços tornam mais provável que a Europa cumpra suas metas de preenchimento da capacidade de armazenamento antes do pico da temporada de demanda do inverno com tempo de sobra. Isso reduzirá a necessidade do tipo de compra de pânico no mercado global à vista que caracterizou o ano até agora.

No entanto, isso não significa que os preços estão prestes a entrar em queda livre, dizem os analistas.

A Europa teve que substituir gás natural liquefeito por suas importações de gasodutos russos neste verão, e suas ações mantiveram os compradores tradicionais na Ásia fora do mercado spot. As importações asiáticas de GNL caíram 7% no acumulado do ano, graças a quedas de 20% na China e 18% na Índia. Mas o Japão, a Coreia do Sul e a China precisam de mais gás para sua temporada de aquecimento no inverno e agora estão começando a retornar ao mercado, na medida em que sua demanda não é coberta por contratos de longo prazo.

Dados da Gas Infrastructure Europe mostram que as instalações de armazenamento da UE já estavam, no total, mais de 80% cheias em 1º de setembro, dois meses antes do previsto. Alemanha e Itália, os dois maiores consumidores do continente, ficaram com 84,3% e 82,6%, enquanto a França ficou com mais de 91%. No entanto, os principais centros de transporte, como Holanda e Áustria, fizeram menos progresso, com 77,8% e 66,9%, respectivamente.

A Rússia diz que teve que cortar os fluxos através do Nord Stream porque a maioria das turbinas que bombeiam gás para o gasoduto estão no Canadá para manutenção por sua fabricante alemã, Siemens Energy (ETR:ENR1n). O governo da Alemanha descartou tais explicações como falsas e destinadas a pressionar o país a abandonar seu apoio à Ucrânia.

A Alemanha, juntamente com o resto da UE, deve cessar as importações de toda a energia russa, exceto gás, no final do ano.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações