Preços do gás natural na Europa retomam alta mesmo com fim de greve na Noruega

Investing.com

Publicado 06.07.2022 09:30

Atualizado 06.07.2022 10:32

Por Geoffrey Smith

Investing.com -- Após os preços do gás natural na Europa recuarem levemente mais cedo nesta quarta-feira, depois que o governo da Noruega interveio para encerrar uma greve deflagrada pelos trabalhadores da indústria de petróleo e gás do país, as cotações voltaram a subir.

Às 10h31 (horário de Brasília), o contrato futuro do gás natural TTF para agosto na Holanda, que serve de referência para a região noroeste da Europa, subia 1,64% a 167,785 euros por megawatt-hora, próxima à máxima do dia.

Embora o valor esteja cerca de 10% abaixo da máxima de quatro meses tocada na terça-feira, representa cerca de oito vezes o nível em que o contrato foi negociado na última década, antes do acirramento das ameaças da Rússia contra a Ucrânia no fim do ano passado.

O governo da Noruega anunciou, no fim de terça-feira, que imporia uma arbitragem obrigatória à disputa salarial entre os trabalhadores do sindicato de Lederne e as empresas de petróleo e gás, após não conseguirem fechar um acordo para as negociações salariais deste ano. Em razão disso, os trabalhadores ameaçaram ampliar a greve, fechando campos que também são essenciais para o fornecimento de gás para o Reino Unido.

O contrato futuro de gás natural no Reino Unido passou a recuar um pouco mais forte após a notícia do fim da greve, caindo 9% para 264 pence por 100.000 BTU. Isso equivale a cerca de quatro vezes o nível predominante do contrato nos últimos cinco anos.

O Ministro do Petróleo e Energia afirmou que era “indefensável interromper a produção de gás na extensão pretendida pela greve nos próximos dias”.

“A produção está caindo drasticamente, e trata-se de um fornecimento altamente crítico numa situação em que a UE e o Reino Unido se encontram totalmente dependentes da sua parceria energética com a Noruega”, declarou a Ministra do Trabalho, Marte Mjøs Persen, em um comunicado.

Analistas dizem que são poucas as chances de os preços recuarem significativamente, caso a Rússia, responsável por um quarto da oferta de gás para a UE no último ano, continue restringindo as remessas.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, alertou, na quarta-feira, que é mais provável que a situação piore antes de começar a melhorar.

“Temos que nos preparar para mais interrupções de fornecimento de gás da Rússia e até mesmo uma parada completa”, declarou von der Leyen ao parlamento da UE.

Ela ressaltou que as instalações de armazenamento de gás da UE estão em torno de 55% da sua capacidade, diante da parada abrupta da temporada normal de injeção de verão, devido aos cortes pela metade da oferta da Rússia à Alemanha e à Itália.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em um ano normal, o bloco usaria as importações russas durante o verão para completar as instalações de armazenamento, em preparação para a temporada de calefação de inverno. Sua incapacidade de fazê-lo neste verão aumentou sensivelmente o risco de que os estados membros, com destaque para a Alemanha, tenham que impor um racionamento durante o pico do inverno.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações