Preços do óleo de girassol caem com retomada da oferta da Ucrânia

Reuters

Publicado 28.09.2022 08:23

Por Rajendra Jadhav

MUMBAI (Reuters) - O prêmio do óleo de girassol sobre o concorrente óleo de soja diminuiu, com o primeiro produto começando a ganhar participação de mercado perdida à medida que a Ucrânia, principal exportadora, aumenta sua oferta depois que um corredor mediado pela ONU no Mar Negro entrou em vigor em agosto.

Os preços do óleo de girassol caíram quase pela metade em relação ao recorde registrado em abril.

"Fornecedores ucranianos têm tentado enviar suprimentos de óleo de girassol o mais rápido possível. Uma grande quantidade de sementes da safra anterior ainda não foi esmagada", disse um revendedor de Mumbai de uma trading global.

As exportações de óleo de girassol da Ucrânia caíram quando a Rússia bloqueou os portos ucranianos no Mar Negro após a invasão, forçando a Índia, maior compradora, a importar mais da Argentina e da Rússia.

A ausência da Ucrânia elevou o prêmio do óleo de girassol sobre o óleo de soja rival e forçou os compradores a reduzir a compra.

A Índia aumentou a compra de óleo de girassol da Ucrânia nas últimas semanas, uma vez que o prêmio do óleo de girassol sobre o óleo de soja diminuiu, disse Sandeep Bajoria, executivo-chefe da corretora e consultoria de óleos vegetais Sunvin Group.

O óleo de girassol bruto é oferecido a 1.250 dólares a tonelada, incluindo custo, seguro e frete (CIF) para a Índia para embarques de outubro, em comparação com 1.145 dólares para óleo de soja bruto, disseram os negociantes.

Antes da retomada dos embarques da Ucrânia, o óleo de girassol mantinha um prêmio de mais de 300 dólares por tonelada sobre o óleo de soja.