Putin deve proclamar anexação de território da Ucrânia em dias

Reuters

Publicado 28.09.2022 09:00

Por Jonathan Landay

ZAPORIZHZHIA, Ucrânia (Reuters) - Moscou se aproximou nesta quarta-feira de anexar uma faixa da Ucrânia, ao divulgar o que chamou de registros de votos mostrando apoio para que quatro províncias parcialmente ocupadas se juntem à Rússia, após o que Kiev e o Ocidente denunciaram como referendos fraudulentos ilegais realizados sob a mira de armas.

As administrações instaladas pela Rússia de ao menos duas das quatro províncias, Luhansk e Kherson, pediram formalmente ao presidente Vladimir Putin que as incorporasse à Rússia.

Espera-se que o líder do Kremlin proclame a anexação em um discurso na sexta-feira, pouco mais de uma semana desde que endossou os referendos, ordenou uma mobilização militar dentro do país e ameaçou defender as reivindicações da Rússia com armas nucleares.

"Os resultados são claros. Bem-vindo ao lar, à Rússia!", disse Dmitry Medvedev, ex-presidente que atua como vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, no Telegram, após a divulgação dos resultados.

Autoridades apoiadas pela Rússia afirmam ter realizado os referendos em quatro províncias - Donetsk e Zaporizhzhia, além de Kherson e Luhansk - durante cinco dias.

Moradores que escaparam para território controlado pelos ucranianos nos últimos dias contaram que pessoas foram forçadas a marcar cédulas na rua por oficiais itinerantes sob a mira de armas. Imagens filmadas durante o processo mostraram autoridades instaladas pela Rússia levando urnas de casa em casa com homens armados a reboque.

A Rússia diz que a votação foi voluntária e a participação foi alta.

"Esta farsa nos territórios ocupados não pode nem ser chamada de imitação de um referendo", disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em vídeo durante a noite.

Mykhailo Podolyak, conselheiro de Zelenskiy, disse à Reuters que os ucranianos que ajudaram a organizar o processo enfrentariam acusações de traição e pelo menos cinco anos de prisão. Os ucranianos que foram forçados a votar não serão punidos.

Os Estados Unidos estão preparando uma nova rodada de sanções para punir a Rússia pela anexação e um pacote de armas de 1,1 bilhão de dólares para a Ucrânia que será anunciado em breve, disseram autoridades norte-americanas.

O chefe da câmara alta do Parlamento russo afirmou que a câmara pode aprovar a adesão das regiões a partir de 4 de outubro.