Área plantada com beterraba sacarina cresce na UE, mas doença ameaça lavoura

Reuters

Publicado 30.04.2024 12:57

PARIS (Reuters) - Os agricultores europeus plantaram um pouco mais de beterraba sacarina este ano, incentivados pelos altos preços do açúcar, mas a colheita é incerta depois que as fortes chuvas atrasaram o plantio e o clima ameno aumentou o risco de uma doença devastadora em alguns países, segundo analistas.

Os solos úmidos e as chuvas contínuas atrasaram o trabalho de campo em cerca de duas semanas nos dois maiores países produtores, França e Alemanha, enquanto a Polônia, tradicionalmente o terceiro maior produtor, beneficiou-se do clima favorável.

Na França, onde os plantios estavam chegando ao fim, os agricultores esperam que a área semeada se recupere em 6% de uma mínima de 14 anos atingida no ano passado, para 402.000 hectares, um nível semelhante ao de 2022, em meio a preços fortes e depois que as safras de inverno encharcadas tiveram que ser semeadas novamente.

Mas um aumento semelhante na safra estava longe de ser garantido, disse Timothé Masson, analista do grupo de produtores de beterraba CGB.

"A probabilidade de obter um bom rendimento agora é quase nula porque as semeaduras não foram feitas em boas condições e há um alto risco de os pulgões transmitirem um vírus este ano", disse ele.

Um surto da doença na França em 2020 levou a uma queda de 26% na produção de açúcar do país.

O risco de ver a praga devastar as plantações novamente este ano levou o governo francês no início deste mês a permitir que os agricultores aumentassem o uso de dois pesticidas nas plantações.

Na Alemanha, normalmente o segundo maior produtor de beterraba da UE, as semeaduras também sofreram atrasos repetidos porque o solo estava muito úmido.

Espera-se que a área de beterraba aumente apenas 2% em relação aos 364.000 hectares da última temporada, apesar dos altos preços do açúcar, disse um analista alemão.

Os contratos de fornecimento de longo prazo entre agricultores e produtores de açúcar tendem a limitar os aumentos na área plantada, já que as fábricas não querem mais do que podem processar, disse ele.

Na Polônia, geralmente o terceiro maior produtor da UE, a área de semeadura de beterraba sacarina deve aumentar para cerca de 272.000 hectares, aproximadamente 2,5% acima do ano passado, disse Rafal Strachota, diretor da União Nacional Polonesa de Produtores de Beterraba açucareira (KZPBC).

O clima durante a semeadura foi geralmente favorável na Polônia, apesar de algumas chuvas, e a maior parte da área planejada já foi plantada, disse ele.

(Reportagem de Sybille de La Hamaide em Paris, Michael Hogan em Hamburgo e Nigel Hunt em Londres)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações