Reabastecimento começa a reduzir escassez de combustível nos EUA após ataque cibernético

Reuters

Publicado 15.05.2021 15:21

Por Stephanie Kelly e Jennifer Hiller

(Reuters) - A escassez generalizada de gasolina ao longo da Costa Leste dos Estados Unidos começou a ser aliviada aos poucos neste sábado enquanto o principal oleoduto de combustíveis do país intensificou suas operações após o ataque cibernético da semana passada, e navios e caminhões foram destacados para reabastecer os tanques de armazenamento esvaziados na região. 

O fechamento do Colonial Pipeline por seis dias foi o ataque virtual mais disruptivo já registrado, e provocou pânico generalizado entre motoristas norte-americanos, que deixaram os postos de gasolina de toda a região sudeste do país sem combustível. 

Mais de 13.400 postos de gasolina pesquisados no leste e sul pelo aplicativo de rastreamento de combustíveis GasBuddy estavam sofrendo interrupções neste sábado, mas o número é menor que os 16.200 registrados na sexta-feira. 

Na manhã de sábado, cerca de 81% dos postos de gasolina em Washington estavam sem combustível, uma melhora ante os 88% registrados na noite de sexta-feira, de acordo com o GasBuddy.

A escassez também melhorou ligeiramente nos Estados da Flórida e Maryland, e permaneceu praticamente igual na Carolina do Norte.

A demanda por gasolina nos Estados Unidos, enquanto isso, caiu 12,6% em relação à semana passada, uma queda que provavelmente aconteceu devido a um "surto" de compras após o fechamento do oleoduto, disse Patrick De Haan, diretor de análise de combustível na GasBuddy. 

O preço médio nacional por um galão de gasolina regular era de 3,04 dólares neste sábado, uma alta versus 2,96 dólares há uma semana, de acordo com a Associação Automobilística Americana (AAA). 

O oleoduto acelerou os avanços nos valores de gasolina "que já estavam elevados devido às altas nos preços de petróleo e por conta da demanda antes do feriado do Memorial Day", disse Ellen Edmonds, porta-voz da AAA.

As regiões atendidas pelo oleoduto viram a pior alta nos preços nessa semana: 0,09 dólar em Washington e 0,21 na Carolina do Norte. Mas os preços também devem cair novamente com o aumento do fornecimento, disse Edmonds. 

O Colonial Pipeline começou a retomada de suas atividades na quarta-feira, e anunciou que estava se aproximando do volume normal. 

Navios destacados com isenções de emergência também estavam transportando combustível de refinarias na costa norte-americana do Golfo do México para o nordeste do país, enquanto caminhões-tanque de 9 eixos estavam levando gasolina do Alabama para a Virgínia, ajudando a sanar as faltas de combustível. 

Os preços de petróleo nos Estados Unidos podem aumentar ainda mais, enquanto as refinarias processam mais petróleo para compensar o armazenamento de gasolina que foi esgotado enquanto o transporte no oleoduto estava suspenso, disse Robert Yawger, analista da Mizuho Securities.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A proximidade com o feriado do Memorial Day torna "o senso de urgência superdimensionado" para as refinarias, acrescentou Yawger.

(Por Stephanie Kelly em Nova York, Jennifer Hiller em Houston, Rich McKay em Atlanta e Timothy Gardner em Bethesda, Maryland)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações