Receita da Coamo cresce 43% em 2020 para recorde de R$20 bi

Reuters

Publicado 12.02.2021 13:04

SÃO PAULO (Reuters) - A Coamo Agroindustrial, maior cooperativa de agricultores do Brasil, registrou receita recorde de 20 bilhões de reais em 2020, crescimento de 43,2% em relação ao ano anterior, com um recebimento de grãos jamais visto em meio a bons preços.

Em nota, a cooperativa acrescentou que os cooperados começam a receber as chamadas "sobras" dos resultados do ano passado a partir desta sexta-feira.

A sobra líquida atingiu o montante de 1,109 bilhão de reais, um incremento de 40% em relação ao exercício de 2019.

A Coamo, com cooperados no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, informou que recebeu a maior safra de todos os tempos em 2020.

"Os preços elevados motivaram os associados a comercializarem praticamente todo o volume entregue. Registramos, também, uma grande demanda pelos bens de fornecimento", disse o presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini.

Ele acrescentou que a grande safra foi reflexo de altas produtividades em todas as regiões da área de atuação.

"Tivemos um comportamento diferente dos associados, mais atentos e conectados ao mercado, eles analisaram seus custos de produção e aproveitaram o bom momento da comercialização e, consequentemente, 80% da soja colhida em 2020 foi comercializada até o mês de abril."

A Coamo recebeu em suas 111 unidades o montante recorde de 9,276 milhões de toneladas, o que representa 3,6% da produção brasileira de grãos.

"O ano foi desafiador e a Coamo demonstrou toda a sua capacidade de logística e utilização da sua estrutura de armazenagem, com capacidade estática de 6,822 milhões de toneladas", diz Gallassini.

Em 2020, o volume exportado pela Coamo foi de 4,604 milhões de toneladas de produtos, com um faturamento de 1,524 bilhão de dólares e um crescimento de 2% em relação ao ano anterior.

No ano passado, os investimentos totalizaram 414,804 milhões de reais, com destaque para o Terminal Portuário II em Paranaguá, unidade de recebimento de produtos no Distrito de Macaúba em Dourados (MS), verticalização dos armazéns de insumos, ampliação da capacidade de armazenagem das unidades; entre outros.

Os Alimentos Coamo, compostos por margarinas, creme vegetal, óleo de soja, cafés, farinhas de trigo e gordura vegetal, tiveram seu melhor ano, com o aumento da renda provocado pelo auxílio emergencial, disse a cooperativa.

A Coamo encerrou o ano com 29.438 associados, que utilizaram a estrutura da cooperativa para atendimento das suas necessidades, desde o plantio à comercialização das safras, além de outros benefícios.

(Por Roberto Samora)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações