Recuperação duradoura do minério de ferro é muito improvável, diz Julius Baer

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 07.06.2023 13:34

Investing.com - Uma recuperação mais duradoura do preço do minério de ferro ainda parece muito improvável, segundo o Julius Baer. Em nota enviada aos clientes e ao mercado nesta quarta-feira, 07, o banco suíço afirmou que o mercado imobiliário chinês não deve apresentar uma recuperação rápida, o que tende a diminuir a demanda por minério de ferro e aço.

O Julius Baer aponta que os preços foram elevados recentemente devido às esperanças de estímulo no mercado imobiliário chinês, mas alerta para a relutância do governo para medidas como essa.

“As importações de minério de ferro ainda estão acima da média de cinco anos, mas interpretamos isso como um sinal de reabastecimento de estoque, não de fortalecimento da demanda. Enquanto isso, as exportações de aço estão nos níveis mais altos em mais de cinco anos, sustentando nossa avaliação da fraqueza da demanda doméstica”, destaca Carsten Menke, chefe de pesquisa de próxima geração do Julius Baer.

CONFIRA: Cotação das commodities

Anteriormente, a recuperação do gigante asiático aquém das expectativas levou a uma perda nos preços do minério de ferro para cerca de 30% abaixo das máximas deste ano. Ainda que tenham ganhado fôlego, em busca de uma resposta do governo para um setor de extrema importância para a economia chinesa, a relutância na concessão de estímulos estaria de acordo com as mudanças demográficas, incluindo o encolhimento da população e a desaceleração da urbanização.

“É por isso que, quando se trata de políticas de mercado imobiliário, o foco do governo está firmemente em promover a conclusão de projetos existentes, em vez de iniciar um novo boom de construção. Vemos isso como uma estratégia muito sensata, embora isso signifique que o consumo de aço na China e, portanto, a demanda por minério de ferro das siderúrgicas permanecerão baixos no futuro próximo”, completa Menke.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações