Recursos básicos: Mercado imobiliário chinês e clima sombrio preocupam investidor

Investing.com  |  Autor Marianne Paim

Publicado 04.09.2023 15:19

Investing.com - Investidores estão cautelosos com o setor de recursos básicos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo BTG Pactual (BVMF:BPAC11) e divulgada nesta segunda-feira (4). A pesquisa compilou feedback de 102 investidores que compram as ações de construtoras e mineradoras, com a maioria dos entrevistados domiciliados no Brasil. 

De acordo com os analistas Caio Greiner e Leonardo Correa, além do tom cauteloso, o "clima parece bastante sombrio e apenas alguns estão procurando construir posições".  Quanto ao posicionamento, 64% dos entrevistados estão com falta de recursos básicos em comparação com seus respectivos benchmarks. A grande maioria dos entrevistados (53%) detém ponderações mais baixas em comparação com o histórico alocações.

"A maioria relatou deter, em média, uma exposição total de apenas 0-5% no setor. Isso está bem abaixo das ponderações médias em índices importantes como Ibovespa e MSCI.", apontam. 

h2 Ponto de atenção/h2

A preocupação dominante dos investidores, ainda de acordo com a pesquisa, são as perspectivas para o mercado imobiliário da China.  Além disso, os analistas apostam na Vale (BVMF:VALE3) para tentar "driblar" o período ruim

"Duas conclusões interessantes da pesquisa: a Gerdau (BVMF:GGBR4) não é mais o consenso Long em nossa cobertura (a Vale agora é o foco principal), enquanto a CSN (BVMF:CSNA3) é o consenso Short. Nosso nome favorito para jogar pelo ângulo contrário continua sendo: Vale (configuração atraente no 3T23; avaliação decente de 4x EBITDA, rendimento de 10%)", ponderam. 

Questionados sobre o aumento de posições, os entrevistados dizem que há sentimentos "contraditórios" para o aumento de alacações no setor. " Há uma preocupação, mesmo após o fraco desempenho de algumas ações no acumulado do ano. A maioria provavelmente manterá a exposição em níveis semelhantes", concluem.

 

 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações