Rússia amplia restrições à exportação de grãos e suspende alguns embarques da Aston

Reuters

Publicado 03.04.2024 16:25

MOSCOU (Reuters) - As autoridades russas interromperam as exportações de grãos em alguns navios pertencentes à Aston, uma das maiores casas de comércio de grãos locais, disseram duas fontes do setor, ampliando uma investigação de qualidade que já restringiu as exportações de outro grande comerciante.

Como o maior exportador de trigo do mundo, qualquer interrupção nos embarques russos pode elevar os preços globais.

De acordo com as fontes, o órgão de vigilância agrícola da Rússia, Rosselkhoznadzor, não forneceu certificados fitossanitários a alguns dos navios da empresa. Uma das fontes disse que duas embarcações da Aston não receberam a autorização.

De acordo com dados citados pelo jornal Kommersant, a Aston exportou mais de 2,7 milhões de toneladas métricas de grãos na primeira metade da temporada de comercialização de 2023/24, o terceiro maior volume depois da Grain Gates e da TD RIF.

A Aston não respondeu ao pedido de comentário.

O Rosselkhoznadzor disse no final de março que houve um aumento nas reclamações de países importadores sobre a não conformidade da qualidade dos grãos russos com os requisitos de quarentena, incluindo suprimentos da TD RIF.

"Nenhuma apelação de outras empresas exportadoras de grãos com relação a problemas com a obtenção de um certificado fitossanitário para produtos de grãos foi recebido pelo Rosselkhoznadzor", disse a agência em resposta a uma solicitação da Reuters na quarta-feira.

Petr Khodykin, proprietário da TD RIF, disse na semana passada que os navios carregados de sua empresa não podiam deixar o porto, estimando o volume total de remessas congeladas em 400.000 toneladas.

Recentemente, a agência apresentou propostas de supervisão, incluindo um controle mais rígido sobre as condições fitossanitárias dos grãos destinados à exportação.

A Rússia espera um recorde de exportações de grãos de 65 milhões de toneladas nesta temporada, devido à boa colheita e aos estoques.

(Reportagem de Olga Popova)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações