Rússia diz que 90% do petróleo exportado foi para China e Índia

Poder360

Publicado 27.12.2023 11:54

Rússia diz que 90% do petróleo exportado foi para China e Índia

O vice-primeiro-ministro da Rússia, Alexander Novak, afirmou nesta 4ª feira (27.dez.2023) que 90% das exportações de petróleo russo neste ano tiveram como destino a China e a Índia. Do total, as exportações para a Europa caíram de cerca de 45% para aproximadamente 5%. As declarações foram feitas em entrevista ao canal de televisão Rossiya-24, segundo a Reuters.

O país europeu enfrenta bloqueios de países do Ocidente por causa da guerra na Ucrânia. Em 5 de dezembro de 2022, as nações da União Europeia e do G7 estabeleceram um teto de preço para o barril de petróleo bruto vindo da Rússia.

Novak disse que “o complexo energético e de petróleo da Rússia se desenvolveu com sucesso em 2023” e que as restrições “apenas aceleraram o processo de reorientação” das exportações russas.

“Os principais parceiros na atual situação são a China, cuja quota cresceu para aproximadamente 45-50%, e, claro, a Índia. Anteriormente, basicamente não havia fornecimentos à Índia. Em 2 anos, a quota total de fornecimentos para a Índia chegou a 40%”, afirmou.

Segundo o vice-premiê, a Rússia já havia começado a estabelecer relações com países da Ásia e do Pacífico antes dos bloqueios ocidentais. Novak também afirmou que países da América Latina e África têm interesse em comprar o petróleo russo.

A expectativa é que a receita russa com petróleo e gás em 2023 chegue a US$ 98 bilhões de dólares. O valor se aproxima da receita registrada em 2021, segundo Novak.

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações