Safra de soja do Brasil deve bater recorde em 21/22 com novas áreas e chuvas, aponta pesquisa

Reuters

Publicado 24.09.2021 16:07

Por Nayara Figueiredo

SÃO PAULO (Reuters) - Em um cenário climático até o momento muito diferente da temporada anterior, o Brasil deve colher um novo recorde de 143,75 milhões de toneladas de soja na safra 2021/22, conforme pesquisa realizada pela Reuters, contando com expansão de áreas e chuvas favoráveis ao plantio que devem se espalhar pelo país em outubro.

Se confirmado, o volume representará uma alta de 5,77% em relação aos 135,9 milhões de toneladas apontados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra passada.

De acordo com avaliações de 11 analistas, a área plantada no maior produtor e exportador global da oleaginosa também pode alcançar uma máxima histórica, estimada em 40,3 milhões de toneladas e 4,62% acima do ano anterior (veja tabela abaixo).

A expansão de áreas vem na expectativa de rentabilidade alta para o produtor, que também já está capitalizado pela remuneração vinda de safras anteriores, disse à Reuters o analista de mercado da Céleres Enilson Nogueira.

"É uma combinação da boa rentabilidade ao sojicultor nos últimos dois anos, demanda interna e externa em crescimento e preços em dólar e real historicamente elevados --inclusive com negócios já travados em níveis remuneradores para safra 21/22", afirmou ele.

Nogueira ressaltou que indicadores da cadeia produtiva, como venda de semente e fertilizante, têm mostrado o forte interesse do agricultor, o que, além de indicar ânimo para crescimento, pode sinalizar melhora do pacote tecnológico para novo ciclo.

Um ponto de alerta fica para o atraso nas entregas de potássio, em meio à forte demanda por fertilizantes e problemas relacionados à oferta, que podem gerar risco ao plantio, conforme reportagem publicada pela Reuters nesta semana.

Caso este problema não se agrave, o analista da IHS Markit Aedson Pereira acredita que o destaque de crescimento de área irá para os Estados que fazem parte do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), apoiados pela melhora de escoamento pelos portos do Arco Norte.

"É possível enxergar avanços em Mato Grosso e também no Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai", disse ele.  

CHUVA BOA

O Brasil já iniciou o plantio da safra 2021/22 de soja em linha com a janela ideal e tende a contar com chuvas generalizadas em grande parte das regiões produtoras do Centro-Oeste, Tocantins, Pará e Rondônia já neste final de semana, disse o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos em boletim nesta sexta-feira.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"As condições que até agora estavam extremamente secas em todo o centro-sul do Brasil começam a melhorar", disse ele, ressaltando que chuvas previstas para os próximos 15 dias darão condições para avanço do plantio da soja e milho primeira safra em praticamente todo o Brasil.

A implantação da lavoura da oleaginosa nesse período ainda contribui para uma segunda safra de milho e algodão também dentro da janela climática, após a colheita da soja, acrescentou o meteorologista da Somar Celso Oliveira.

No ano passado, a falta de chuva atrasou o plantio, o que prejudicou também a implantação da segunda safra.

Sobre a ocorrência de La Niña, Oliveira disse que o fenômeno está confirmado, porém com baixa intensidade, o que por enquanto não indica comprometimento ao plantio de verão --cujo clima será guiado pela temperatura das águas do Atlântico.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações