Saudi Aramco abandona planos de joint venture com Petronas, dizem fontes

Reuters

Publicado 25.01.2017 11:35

Saudi Aramco abandona planos de joint venture com Petronas, dizem fontes

Por Reem Shamseddine

KUWEIT (Reuters) - A Saudi Aramco descartou os planos de uma parceria com a petroleira malaia Petroliam Nasional Berhad (UL:PETR) para um projeto de refinamento e petroquímica de 27 bilhões de dólares no país do sul asiático, disseram à Reuters fontes com conhecimento do assunto nesta quarta-feira.

A Aramco vinha conversando com a Petronas a respeito de uma joint venture no projeto conhecido como Desenvolvimento Integrado de Refinamento e Petroquímica (Rapid, na sigla em inglês) no Estado de Johor, na Malásia.

Autoridades da Aramco e da Petronas não responderam de imediato a pedidos de comentário.

"Acredito que a proposta ainda estava em uma fase inicial de discussão", disse Sadad al-Husseini, consultor de energia e ex-executivo sênior da Saudi Aramco.

"De qualquer forma, considerando a escala do investimento, as exportações regionais crescentes de produtos refinados da China, a capacidade de refinamento existente de Cingapura e a competição que este projeto teria criado com as próprias refinarias de joint venture da Aramco na Coreia, na China e no Japão, a desistência provavelmente foi uma decisão gerencial muito bem ponderada e prudente da Aramco neste momento".

O projeto Rapid, que foi lançado em 2012 e que se espera iniciar operações no primeiro trimestre de 2019, foi concebido para ter um refinamento de 300 mil barris de petróleo por dia e um complexo petroquímico com uma capacidade de produção de 7,7 milhões de toneladas métricas.

No ano passado, a Petronas buscou propostas para um empréstimo de 7,2 bilhões de dólares para o projeto, com garantias separadas da empresa e da Aramco, relatou a Thomson Reuters IFR em junho.

(Por Reem Shamseddine, no Kuwait, e A. Ananthalakshmi, em Kuala Lumpur)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações