Shell vê alta de pelo menos 50% da demanda por GNL até 2040 puxada por China

Estadão Conteúdo

Publicado 14.02.2024 09:55

Atualizado 14.02.2024 13:10

Shell vê alta de pelo menos 50% da demanda por GNL até 2040 puxada por China

A Shell (NYSE:SHEL) projeta que a demanda global por gás natural liquefeito (GNL) crescerá pelo menos 50% até 2040, impulsionada pela procura do setor industrial da China e pelo desenvolvimento econômico de países do Sul e Sudeste da Ásia, de acordo com o relatório perspectivas de 2024 divulgado no site da companhia britânica.

O aumento da demanda industrial na China refletirá, principalmente, o processo de descarbonização do país, com a migração do uso de carvão para o de gás natural liquefeito, diz a petrolífera britânica.

A Shell diz que a China acelerou seus projetos de desenvolvimento de infraestrutura para o uso de gás. Em contrapartida, a demanda pelo GNL de algumas regiões atingiu um pico. No Japão, houve queda da demanda diante da retomada de mais usinas nucleares. A demanda pelos países da Europa também caiu, em razão do suprimento menor e dos preços elevados.

O comércio global de GNL atingiu 404 milhões de toneladas métricas em 2023, um aumento de 7 milhões de toneladas em comparação com 2022, segundo a petrolífera. Para a Shell, o leve crescimento foi explicado pelo inverno mais ameno, elevados níveis de armazenamento de gás, recuperação econômica modesta na China e a menor procura na Europa. Esses fatores ajudaram a equilibrar o mercado global de gás durante 2023. Os preços do GNL se estabilizaram em 2023, diz o documento.

O relatório diz que os Estados Unidos se tornaram o maior exportador de gás natural liquefeito em 2023, após as restrições no fluxo de cargueiros no Canal do Panamá gerarem uma mudança nos padrões de comércio.

No ano passado, os EUA exportaram 86 milhões de toneladas de GNL. Na sequência, apareceram a Austrália, Catar, Rússia e Malária, segundo o documento da Shell.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações