Soja: Câmbio mais valorizado e oferta robusta podem diminuir preços, diz Rabobank

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 04.07.2023 12:07

Investin.com – As cotações de soja no mercado local registraram queda de 33% nos últimos doze meses, ao passo que, em Chicago (CBOT) apresentaram diminuição menor, de 20% durante igual período. A retração nos preços é reflexo do câmbio e safra recorde, e o novo ciclo pode ser de preços ainda menos vantajosos, segundo o Rabobank. As informações são do AgroInfo Q2, relatório trimestral do banco que traz as principais análises do trimestre e perspectivas para os próximos meses das commodities.

“Durante as últimas duas safras, as três principais variáveis que compõe o preço da soja no mercado brasileiro favoreceram a precificação da oleaginosa. Porém, para a safra 2022/23, além de preços menores em CBOT, o câmbio e o prêmio já não contribuem para que as cotações de soja alcancem os patamares recordes obtidos em 2022”, detalha o Rabobank.

No ciclo 2022/23, o Brasil contou com safra recorde colhida, o que ajudou na redução dos preços da oleaginosa. O Rabobank projeta que a safra de soja tenha chegado a 155 milhões de toneladas, 27 milhões a mais do que a imediatamente anterior.

CONFIRA: Cotações das commodities agrícolas

Nova safra, novos preços

Ainda que o risco climático permeie a próxima safra, o cenário mais provável é de crescimento da demanda menor do que o da oferta, o que deve impactar negativamente os preços, que podem voltar a se acomodar em patamares menores, de acordo com o estudo.

Ainda no documento, o Rabobank aponta que, dada a atual relação de troca para a safra 2023/24, no próximo ciclo, a área plantada de soja tende a subir em torno de 2,5%.

No cenário internacional, na Argentina, a expectativa de amenização do fenômeno climático La Niña pode ainda favorecer a produção.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, a expectativa é de uma safra recorde, indicando recomposição dos estoques globais.

“O risco climático para a safra norte-americana deverá ser o principal fator para uma elevada volatilidade nos preços globais”, completa o documento.

Economia mundial: A retomada chinesa pode pressionar preços de commodities agrícolas ou piorar a inflação global? Confira no vídeo:

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações