Soja tem desenvolvimento acima da média no Centro-Oeste, diz Geosys; Sul preocupa

Reuters

Publicado 02.12.2021 21:46

SÃO PAULO (Reuters) - As lavouras de soja do Centro-Oeste apresentam desenvolvimento medido pelo vigor de vegetação (NDVI) acima da média, enquanto os cultivos da oleaginosa na região Sul preocupam devido aos baixos volumes de chuva, disse nesta quinta-feira a empresa de análises por sensoriamento remoto Geosys Brasil.

Segundo previsão com base em modelo europeu, a umidade do solo deve continuar superior no principal polo produtor de grãos do Brasil, mantendo o cenário favorável para o bom crescimento das plantas na primeira quinzena de dezembro.

"No Mato Grosso, o plantio da soja terminou nos últimos dias de novembro e o desenvolvimento das lavouras segue com NDVI... acima da média", disse a empresa em nota.

Para Goiás, onde o NDVI também supera a média, a companhia informou que o volume de chuva esperado para dezembro deverá ser acima de 118 milímetros, menor do que a média para o período, mas a quantidade será suficiente para manter a umidade do solo e refletir no desenvolvimento das plantas.

"No Mato Grosso do Sul, as lavouras de soja apresentam no momento NDVI acima da média, mas houve pouca chuva nos últimos dias, o que provocou queda da umidade do solo."

Em contrapartida, a Geosys alertou que em novembro as áreas de soja da região Sul do país tiveram pouca chuva, o que não favorece as lavouras da cultura.

No Paraná, segundo o levantamento, houve o novembro mais seco dos últimos 20 anos, com chuva acumulada de 66,5 milímetros, contra média de 157,8 para o mês.