S&P afirma que perspectiva para ADM é negativa e retira ratings de observação

Estadão

Publicado 22.03.2024 14:44

Atualizado 22.03.2024 18:11

S&P afirma que perspectiva para ADM é negativa e retira ratings de observação

São Paulo, 22 - A S&P Global Ratings disse que a perspectiva de rating da Archer Daniels Midland (ADM) é negativa, refletindo a "incerteza sobre o sucesso de seus esforços de correção de controle interno". A agência afirmou, ainda, que retirou os ratings da ADM da listagem "Creditwatch" (observação) com implicações negativas, incluindo a classificação de crédito A, que indica que a empresa tem forte capacidade de honrar compromissos financeiros, mas está suscetível às condições econômicas e outras mudanças.

Em janeiro, a S&P colocou os ratings da companhia em revisão após o afastamento do diretor Financeiro da ADM para investigação de práticas contábeis.

Sobre ações coletivas de acionistas e a investigação do Departamento de Justiça (DOJ), a agência afirmou que ainda levará tempo para determinar os efeitos financeiros, e que possíveis riscos negativos ainda estão em evolução. "O anúncio da empresa de que acionistas entraram com uma ação coletiva alegando declarações falsas e enganosas em suas divulgações poderia se tornar uma responsabilidade material, mas isso ainda é incerto", destacou a S&P.

Em relação à investigação do DOJ, a agência disse não acreditar que os potenciais efeitos futuros justifiquem a manutenção dos ratings em CreditWatch. "Além disso, nenhuma alegação de irregularidade foi feita contra a empresa pelo Departamento de Justiça e, portanto, não podemos estimar nenhum impacto financeiro material relacionado a ao assunto, enquanto o dano reputacional, até o momento, não se materializou", afirmou em nota. "No entanto, quaisquer desenvolvimentos adversos relacionados ao tema poderiam afetar negativamente as classificações", acrescentou.

Além disso, a S&P destacou que mantém avaliação neutra para a gestão e governança da ADM, considerando o efeito irrelevante da fraqueza no controle interno no desempenho financeiro da empresa.

A agência destacou também a resposta proativa da empresa à investigação da Securities and Exchange Commission (SEC) e a investigação interna com uma empresa terceirizada para implementar um plano de ação.

A S&P espera ainda que os resultados sejam bem-sucedidos, possivelmente até a apresentação das demonstrações financeiras de 2024, ou posteriormente em algum momento em 2025. "Até lá, a perspectiva de classificação provavelmente permanecerá negativa", segundo a agência.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações