Temor de apagão leva franceses a comprar fogões de camping e geradores

Reuters

Publicado 20.12.2022 12:17

Por Mimosa Spencer e Caroline Pailliez

PARIS (Reuters) - Algumas famílias e empresas francesas estão comprando fogões de camping, geradores de energia e lanternas caso as luzes se apaguem neste inverno, embora a operadora de rede do país tenha reduzido para "médio" o risco para o fornecimento de energia.

O fornecimento de energia está sob pressão no inverno devido a um número recorde de problemas nos reatores nucleares franceses e interrupções no fornecimento de gás russo, levando a alertas do governo sobre possíveis cortes de energia.

Exportadora líquida de energia para vizinhos europeus, a França se tornou importadora líquida este ano, já que vários reatores de suas usinas nucleares, administradas pela concessionária de energia EDF (EPA:EDF), foram fechados para manutenção e reparos de corrosão.

A discussão sobre cortes de energia provocou um aumento nas vendas de geradores, fogões de camping e lanternas, semelhante a uma onda de compras observada no vizinho Reino Unido depois que a National Grid (LON:NG) alertou em outubro que o país poderia enfrentar interrupções planejadas de três horas se não pudesse importar eletricidade da Europa.