Trump avalia tarifas e cotas sobre importações de aço e alumínio

Reuters  |  Autor 

Publicado 14.02.2018 10:30

Trump avalia tarifas e cotas sobre importações de aço e alumínio

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse terça-feira que considerava uma série de opções, incluindo tarifas e cotas, para lidar com importações de aço e alumínio que, segundo ele, estariam prejudicando de forma injusta os produtores norte-americanos.

As declarações de Trump, em seu maior sinal em meses de que vai tomar pelo menos alguma medida para restringir importações dos dois metais, foram feitas em uma reunião com um grupo bipartidário de senadores e deputados dos EUA na Casa Branca. Jornalistas participaram em parte da reunião.

Alguns dos congressistas pediram que o presidente agisse de forma decisiva para salvar as usinas de aço e alumínio de seus Estados, enquanto outros pediram cautela porque preços mais altos prejudicariam produtores que consomem aço e alumínio.

Trump está avaliando as opções apresentadas no mês passado pelo Departamento de Comércio dos EUA, paralelamente às investigações "Section 232" sobre se as restrições a importações sobre aço e alumínio são necessárias para proteger a segurança nacional.

"O que nós estamos falando é sobre tarifas e/ou cotas", disse Trump ao grupo.

"Parte das opções seria a inclusão de tarifas. Conforme eles pratiquem dumping no aço, eles pagam tarifas, tarifas substanciais, o que significa que os Estados Unidos ganhariam muito dinheiro."

Trump disse que as indústrias de aço e alumínio estavam sendo "dizimadas pelo dumping" e falou sobre as usinas vazias de aço que viu durante a campanha em 2016.

"Eu olho para isso de duas formas: eu quero manter os preços baixos, mas eu também quero ter certeza que nós tenhamos uma indústria de aço e uma indústria de alumínio e nós precisamos mesmo disso para a defesa nacional", disse Trump.