Ucrânia não planeja estender acordo para trânsito de gás russo

Reuters

Publicado 17.03.2024 14:01

KIEV (Reuters) - A Ucrânia disse neste domingo que não planeja prolongar um acordo de cinco anos com a Gazprom, da Rússia, sobre o trânsito de gás russo à Europa, ou assinar outro.

Apesar da invasão de Moscou em 2022, gás russo ainda está sendo transportado através da Ucrânia para a Europa, onde os países trabalham para substituir combustível da Rússia com fornecimentos alternativos e energia renovável.

Segundo um acordo entre Moscou e Kiev em 2019, a Rússia paga à Ucrânia para exportar gás à Europa por sua rede de gasodutos. O acordo expirará no fim de dezembro de 2024.

“Posso confirmar que não planejamos entrar em qualquer acordo adicional ou estender este acordo (em vigor)”, disse o ministro da Energia ucraniano, German Galushchenko.

Um teste de estresse realizado no ano passado no sistema de transmissão de gás e nas instalações subterrâneas de armazenamento da Ucrânia provaram que seu sistema de gás “pode funcionar sem trânsito”, afirmou, em um comunicado.

Ter gás pressurizado suficiente nos gasodutos é um pré-requisito para garantir o fornecimento de gás e o teste de estresse foi realizado para garantir que os consumidores ucranianos ainda receberão o combustível, mesmo se não houver mais fluxo da Rússia para a Europa.

Moscou já disse que a Rússia usaria rotas alternativas e gás natural liquefeito (GNL) transportado pelo mar caso a Ucrânia não estendesse o acordo do gasoduto.

O vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, foi citado como tendo dito em janeiro que Moscou estava pronta para manter conversações com a União Europeia sobre o fornecimento de gás natural.

(Reportagem de Pavel Polityuk)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações