UE deve oferecer isenções a países da Europa Central para aprovar sanções a petróleo russo

Investing.com

Publicado 06.05.2022 05:42

Atualizado 06.05.2022 09:51

Por Geoffrey Smith

Investing.com - A União Europeia (UE) está disposta a isentar alguns estados membros da Europa Central de sua proposta de embargo ao petróleo russo, esperando que as concessões garantam a unanimidade necessária para que as sanções entrem em vigor. No entanto, as concessões oferecidas ainda estão aquém do que a Hungria, em particular, está exigindo.

Autoridades citadas pela Bloomberg disseram que a UE está disposta a permitir que a Hungria e a Eslováquia continuem importando petróleo e produtos refinados russos até o final de 2024, enquanto a República Tcheca poderá fazer o mesmo até junho de 2024.

Isso representaria uma isenção de dois anos das medidas descritas pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no início da semana, que prevê um embargo total até o final do ano.

Os estados sem litoral da Europa Central e Oriental são mais dependentes do que o resto do bloco da UE da Rússia devido à rede de oleodutos que os ligavam economicamente à União Soviética durante a Guerra Fria. Em contrapartida, os países bálticos e a Polônia conseguiram diversificar as suas fontes de abastecimento de forma muito mais ampla desde que aderiram à UE.

A Reuters também informou no início da semana que a Bulgária, no sudeste da Europa, também pressionaria por uma isenção se fosse estendida a outros estados.

O sexto pacote de sanções da UE contra a Rússia colocaria a UE em linha com os EUA e o Reino Unido na aplicação de uma proibição total de combustíveis líquidos russos, mas só pode entrar em vigor com apoio unânime. O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, que tem sido o defensor mais ativo da Rússia entre os líderes da UE desde que invadiu a Ucrânia em fevereiro, disse que o pacote seria como "jogar uma bomba nuclear" na economia de seu país. Ele está pressionando por uma isenção de cinco anos, de acordo com vários relatórios.

A medida da UE manteve os preços do petróleo firmemente apoiados nesta semana, mesmo enquanto outros ativos de risco foram atingidos por temores de altas acentuadas nas taxas de juros e desaceleração do crescimento. O avanço do preço do petróleo se manteve mesmo após a divulgação do payroll.

Às 09h50, os contratos futuros do petróleo WTI avançavam 1,07% a US$ 109,41 o barril, enquanto os contratos do Brent subiam 1,24% a US$ 112,27.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações