UE e EUA discutirão China, IA e tensões comerciais em reunião na Suécia

Reuters

Publicado 30.05.2023 18:57

Por Philip Blenkinsop

LULEA, Suécia (Reuters) - Autoridades de alto escalão dos Estados Unidos e da União Europeia se reúnem na Suécia nesta terça-feira para discutir a melhor forma de lidar com a China e cooperar em inteligência artificial (IA) e outras tecnologias futuras, assim como queixas da UE sobre as tarifas da era Trump e subsídios verdes dos EUA.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e a vice-presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, participarão da quarta reunião ministerial do Conselho de Comércio e Tecnologia (TTC, na sigla em inglês) durante dois dias em Lulea, logo abaixo do Círculo Polar Ártico.

Também participarão a secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, a representante comercial, Katherine Tai, e o vice-presidente e comissário de Comércio da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis.

A gama de tópicos, contida em um comunicado conjunto preliminar de 24 páginas, inclui cooperação no estabelecimento de padrões mínimos para algoritmos de IA generativa, como o ChatGPT, e para o controle de exportações e supervisão de investimentos, que até agora têm se concentrado na Rússia.

A China será um dos principais focos de atenção do encontro, ainda que a palavra "China" apareça apenas duas vezes no rascunho do comunicado conjunto, em trechos sobre práticas prejudiciais ao comércio e desinformação.