UE estuda independência energética da Rússia até 2027

Investing.com

Publicado 18.05.2022 04:10

Atualizado 18.05.2022 15:08

Por Alessandro Albano, do Investing.com Itália

Investing.com - A Comissão Europeia divulgou planos para acabar com a dependência de gás, petróleo e carvão da Rússia até 2027, enquanto as sanções contidas na sexta rodada de sanções permanecem pendentes. O plano, chamado REPowerEU, é baseado na economia de energia, diversificação do abastecimento de combustíveis fósseis e aceleração.

O novo plano de Bruxelas inclui uma meta de eficiência energética de 9% a 13% até 2030, com uma meta de energia renovável de 40% a 45%. Para isso, lê-se na declaração da presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, "propomos acelerar os procedimentos de autorização para as energias renováveis ​​e infraestruturas associadas".

Para diversificar o abastecimento a nível europeu, propõe-se um "mecanismo de contratação conjunta" para garantir as importações de energia "sem concorrência entre os Estados-Membros".

Tudo isso, disse von der Leyen, "exigirá investimentos e reformas maciços". A UE mobilizará cerca de 300 bilhões de euros para atingir os objetivos REPowerEU, dos quais cerca de 72 bilhões de euros em subvenções e 225 bilhões de euros em empréstimos. Os investimentos exigirão até 10 bilhões de euros em financiamento para “elos perdidos para gás e GNL” e até 2 bilhões de euros para “infraestrutura petrolífera em vista da interrupção dos embarques de petróleo russos”.

Além disso, Bruxelas prevê ajudar a Ucrânia com mais 9 bilhões de euros, aos quais se deve acrescentar os planos de reconstrução do país que, segundo o presidente da Comissão, terão de combinar "investimentos com reformas em setores como o combate à corrupção , capacidade administrativa, Estado de direito e independência do poder judiciário".

"A guerra de Putin está perturbando o mercado global de energia", disse a ex-ministra da Defesa alemã, mostrando "o quanto a UE depende de combustíveis fósseis importados" e como "estamos vulneráveis ​​a depender da Rússia para importar nossos próprios combustíveis fósseis". "Precisamos reduzir nossa dependência energética da Rússia o mais rápido possível. Podemos", disse von der Leyen.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações