Veracel atinge produção de 20 milhões de t de celulose em 2023, dois anos antes do previsto

Estadão Conteúdo

Publicado 11.12.2023 13:45

Atualizado 11.12.2023 17:10

Veracel atinge produção de 20 milhões de t de celulose em 2023, dois anos antes do previsto

A Veracel anunciou que atingiu a produção de 20 milhões de toneladas de celulose em 2023, alcançando a meta de produção prevista para 2025. Segundo a empresa, que detém ativos na Bahia e atua na oferta de celulose a partir da fibra de eucalipto, o alcance do patamar reflete a estratégia bem-sucedida de antecipar investimentos e apostar em tecnologia ao longo dos anos.

"A verdadeira realização é saber que alcançamos a marca de 20 milhões de toneladas de celulose produzidas entregando não apenas um produto de qualidade aos nossos acionistas e ao mercado, mas também construindo uma jornada de pioneirismo, competitividade, respeito ao meio ambiente e às pessoas", afirmou o diretor de Operações Industriais da Veracel, Ari Medeiros.

A Veracel é uma empresa controlada pelas produtoras de celulose Suzano (BVMF:SUZB3) e a sueco-finlandesa Stora Enso, cada uma com 50% das ações.

Inaugurada em 2005, a Veracel tinha capacidade anual para produzir 900 mil toneladas e a expectativa de atualização tecnológica da empresa, caso seguisse os padrões de mercado, estaria prevista dentro de um intervalo de 10 anos de operação.

No entanto, a empresa optou por antecipar os investimentos e, em 2011, realizou o seu processo de expansão e melhoria da caldeira de recuperação da fábrica, equipamento responsável pela geração de energia renovável e recuperação de químicos, além da redução de poluentes. A iniciativa impulsionou a produção da fábrica para 1,1 milhão de toneladas de celulose ao ano, de forma consistente e estável já a partir de 2012.

"O conceito do projeto da fábrica era de que somente em 2017 estaríamos prontos para produzir 1,100 milhão de toneladas de celulose ao ano. No entanto, a Veracel demonstrou agilidade em acompanhar as tendências tecnológicas e investiu rapidamente, antecipando em quase 10 anos o aumento de nossa capacidade produtiva e nos permitindo chegar ao marco de 20 milhões de celulose produzidas dois anos antes do previsto", afirmou Medeiros.

A empresa continuou a apostar em tecnologia ao longo dos anos, além de otimizar processos e reforçar a segurança e a gestão de pessoas. Somente em 2023, foram investidos R$ 100 milhões em melhorias, novas tecnologias e atualizações na fábrica.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações