É muito cedo para tratar a Covid-19 como uma gripe conforme Ômicron se espalha, diz OMS

Reuters

Publicado 11.01.2022 10:53

Por Nikolaj Skydsgaard e Jacob Gronholt-Pedersen

COPENHAGUE (Reuters) - A variante Ômicron do coronavírus está em curso de infectar mais da metade dos europeus, mas ainda não deve ser vista como uma doença endêmica como a gripe, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira.

A Europa registrou mais de 7 milhões de novos casos na primeira semana de 2022, mais do que o dobro de um período de duas semanas, disse o diretor da OMS na Europa, Hans Kluge, em uma coletiva de imprensa.

"Nesse ritmo, o Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde prevê que mais de 50% da população da região será infectada com a Ômicron nas próximas 6 a 8 semanas", disse Kluge, referindo-se a um centro de pesquisa da Universidade de Washington.

Cinquenta dos 53 países da Europa e da Ásia Central registraram casos da variante mais infecciosa, disse Kluge.

No entanto, estão surgindo evidências de que a Ômicron está afetando mais o trato respiratório superior do que os pulmões, o que causa sintomas mais leves do que as variantes anteriores.

Mas a OMS alertou que ainda são necessários mais estudos para provar isso.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, disse que pode ser hora de mudar a forma como se rastreia a evolução da Covid-19 para, em vez disso, usar um método semelhante à gripe, porque sua letalidade caiu.

Isso implicaria tratar o vírus como uma doença endêmica, e não como uma pandemia, sem registrar todos os casos e sem testar todas as pessoas que apresentem sintomas.

Mas isso é "um caminho distante", disse a autoridade sênior de emergência da OMS para a Europa, Catherine Smallwood, na coletiva, acrescentando que a endemicidade requer uma transmissão estável e previsível.

"Ainda temos uma enorme incerteza e um vírus que está evoluindo rapidamente, impondo novos desafios. Certamente não estamos no ponto em que podemos chamá-lo de endêmico", disse Smallwood.

"Pode se tornar endêmico no devido tempo, mas fixar isso ao longo de 2022 é um pouco difícil neste estágio."

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações