Anvisa se encontra no alvo de ativismo político violento, diz agência após fala de Bolsonaro

Reuters

Publicado 17.12.2021 14:03

Atualizado 17.12.2021 17:00

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) -A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou nesta sexta-feira que se encontra no alvo do "ativismo político violento", em nota divulgada após declarações do presidente Jair Bolsonaro feitas na véspera em sua live semanal depois que a agência autorizou a aplicação da vacina contra Covid-19 da Pfizer (NYSE:PFE) em crianças de 5 a 11 anos.

"Em outubro do corrente ano, após seus dirigentes e seu corpo funcional sofrerem ameaças de morte e de toda a sorte de atos criminosos por parte de agentes antivacina, no escopo da vacinação para crianças, esta Agência Nacional se encontra no foco e no alvo do ativismo político violento", disse a Anvisa no comunicado subscrito por toda a diretoria.

Na live, Bolsonaro havia afirmado que iria pedir os nomes dos integrantes da Anvisa que aprovaram a indicação da vacina pediátrica contra a Covid-19 da Pfizer para que fossem divulgados publicamente.

O presidente, que questiona a efetividade dos imunizantes contra Covid-19 em geral, afirma que ainda não se vacinou e critica a obrigatoriedade da imunização e o chamado passaporte da vacina.

"Eu pedi extraoficialmente o nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de 5 anos", disse o presidente na tradicional transmissão ao vivo nas redes sociais.

A agência destacou na nota que é avessa a pressões externas.

"A Anvisa, órgão do Estado Brasileiro, vem a público informar que seu ambiente de trabalho é isento de pressões internas e avesso a pressões externas", disse.

"O serviço público aqui realizado, no que se refere à análise vacinal, é pautado na ciência e oferece ao Ministério da Saúde, o gestor do Plano Nacional de Imunização (PNI), opções seguras, eficazes e de qualidade", acrescentou.

A agência afirmou ainda que é líder de transparência em atos administrativos e todas as suas resoluções estão direta ou indiretamente atreladas ao nome de todos os nossos servidores, de um modo ou de outro.

"A Anvisa está sempre pronta a atender demandas por informações, mas repudia e repele com veemência qualquer ameaça, explícita ou velada, que venha constranger, intimidar ou comprometer o livre exercício das atividades regulatórias e o sustento de nossas vidas e famílias: o nosso trabalho, que é proteger a saúde do cidadão", reforçou.

Na manhã desta sexta, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que não é consensual a vacinação contra Covid-19 em crianças, e destacou que a pasta quer discutir o assunto de maneira aprofundada.

Mesmo com aval da Anvisa, cabe ao governo federal fazer a compra das vacinas pediátricas contra Covid e decidir sobre sua inclusão no Programa Nacional de Imunização (PNI). Segundo Queiroga, essa questão será analisada pela área técnica e o ministro é a última instância do ministério.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"As análises do ministério, nós também vamos passar para vocês um cronograma, para a sociedade brasileira, todos os ´steps´, todos os degraus", disse.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira para falar sobre um estudo referente a doses de reforço, Queiroga foi questionado novamente sobre vacinação pediátrica e não quis responder.