Aumenta número de brasileiros contra vacina para Covid-19, diz Datafolha

Reuters

Publicado 12.12.2020 16:35

SÃO PAULO (Reuters) - O número de brasileiros que não pretendem, neste primeiro momento, se vacinar contra a Covid-19 aumentou, mostrou pesquisa Datafolha neste sábado.

De acordo com o levantamento, divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo, 22% dos entrevistados disseram que não querem se vacinar. Pesquisa realizada em agosto indicava que este percentual era de 9%.

Desta forma, a média de entrevistados que pretendia participar da campanha anteriormente, de 89%, caiu para 73% neste levantamento. Outros 5% disseram que ainda não sabem.

Além disso, o Datafolha aponta que 33% dos brasileiros que afirmam confiar no presidente Jair Bolsonaro não querem se vacinar contra o coronavírus .

O levantamento foi realizado em um momento de impasse entre Bolsonaro, contrário à obrigatoriedade da imunização, e os governos estaduais que se movimentam para que as campanhas de vacinação comecem o quantos antes, com destaque para o governador de São Paulo, João Doria, que chegou a marcar data para passar a imunizar a população, em 25 de janeiro.

Doria atua em defesa da vacina CoronaVac, produzida pela chinesa Sinovac, e que já está sendo fabricada na Instituto Butantan, em São Paulo.

No entanto, a pesquisa Datafolha também mostrou que 50% dos entrevistados não tomariam uma vacina de origem chinesa, contra 47% favoráveis e 3% que não souberam responder.

A preferência, segundo a análise, é por uma vacina norte-americana, cujos 74% dos entrevistados disseram confiar, versus 23% que não tomariam.

(Por Nayara Figueiredo)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações