Biden apresenta planos para testes, vacinação e máscaras contra Covid-19

Reuters

Publicado 21.01.2021 20:52

Por Trevor Hunnicutt e Nandita Bose

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou medidas nesta quinta-feira para coordenar um esforço federal para enfrentar a pandemia de Covid-19 , em seu primeiro dia completo no poder, com medidas para expandir testes, vacinação e o uso de máscaras.

Em um evento na Casa Branca, Biden disse que a vacinação nos Estados Unidos têm sido um “triste fracasso até agora”, uma vez que o número de pessoas vacinas está bem abaixo do que se esperava.

“As coisas continuarão a piorar antes de melhorar”, disse Biden, sobre os danos do vírus.

O presidente também fez um apelo pessoal para que todos os norte-americanos usem máscaras nos próximos 99 dias para conter a disseminação do vírus, que matou 405.000 pessoas e infectou mais de 24 milhões nos Estados Unidos -- os maiores números do mundo inteiro.

Decretos assinados por Biden nesta quinta-feira criaram um conselho para cuidar de testes de Covid-19 para acelerar a testagem, abordam déficits de fornecimento, estabelecem protocolos para viajantes internacionais e direcionam fundos a comunidades de minorias que foram muito atingidas.

Os documentos exigem o uso de máscaras em aeroportos e certos transportes públicos, incluindo trens, aviões e ônibus intermunicipais. O governo também expandirá a produção de vacina e a sua capacidade de comprar mais doses.