Caso de Bolsonaro mostra que Brasil deve fortalecer medidas contra coronavírus, diz Opas

Reuters

Publicado 07.07.2020 13:56

Por Anthony Boadle

BRASÍLIA (Reuters) - A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) desejou nesta terça-feira uma rápida recuperação ao presidente Jair Bolsonaro, após confirmação de que foi contaminado pelo novo coronavírus, mas alertou que o caso demonstra necessidade de fortalecer as medidas de combate à doença.

"A mensagem é que o vírus é imprevisível e não respeita raça, classe ou pessoas no poder, apesar da segurança ao redor de qualquer presidente", disse o diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da Opas, Marcos Espinal, em entrevista coletiva por videoconferência.

Segundo ele, a confirmação do caso de Covid-19 do presidente mostra que o Brasil precisa reforçar a implementação das recomendações de distanciamento social e do uso de máscara para mitigar a disseminação do coronavírus.

Bolsonaro, que diversas vezes minimizou a Covid-19 e inclusive a descreveu como "gripezinha", afirmou nesta terça-feira que teve resultado positivo em teste para a doença realizado na véspera, mas acrescentou estar se sentindo bem.

Na entrevista coletiva da Opas, a chefe do organismo e diretora para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS), Carissa Etienne, afirmou que a América Latina e o Caribe agora representam 50% dos casos de Covid-19 nas Américas, e o número de casos registrados continua a acelerar.