Coronavírus atinge lucro da Anglo American, mas empresa vê recuperação à frente

Reuters

Publicado 30.07.2020 09:57

Por Zandi Shabalala

LONDRES (Reuters) - A mineradora Anglo American (LON:AAL) disse a investidores nesta quinta-feira que deve ter uma recuperação em seus resultados no segundo semestre, depois de uma queda de 39% nos lucros no primeiro semestre, quando medidas de isolamento adotadas contra o coronavírus paralisaram sua produção.

A empresa listada em Londres, com grande exposição a ativos na África, foi a mais atingida entre parceiras do setor por "lockdowns" que pararam atividades de mineração na África do Sul, Botswana e Namíbia. A companhia também sofreu com questões operacionais.

"O ano tem sido diferente de tudo que já vi em meus 43 anos na indústria", disse o CEO, Mark Cutifani, em teleconferência.

Mas ele afirmou que a empresa está operando quase em sua capacidade total e que a expectativa é de uma recuperação nos preços e nas vendas de seus produtos.

"Nós fizemos as coisas certas no primeiro semestre e acredito que estabelecemos as bases para a recuperação no segundo semestre do ano", disse Cutifani.

A Anglo registrou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 3,4 bilhões de dólares no primeiro semestre, superando consenso de nove analistas compilado pela Vuma, de 3 bilhões de dólares.

A empresa declarou dividendo intermediário de 28 centavos de dólar por ação, 55% abaixo do mesmo período do ano passado, mas em linha com sua política de pagamento proventos em acima das estimativas de analistas de 20 centavos por dólar.

A dívida líquida avançou em 3 bilhões de dólares, para 7,6 bilhões de dólares no final do primeiro semestre, com a empresa continuando a investir em minas e projetos.

Além de impactos com "lockdowns", a Anglo teve incidentes operacionais em uma unidade de platina na África do Sul e em uma mina de carvão metalúrgico na Austrália, que em alguma medida foram compensados pelo desempenho com minério de ferro no Brasil e operações de cobre no Chile.

(Por Zandi Shabalala, com reportagem adicional de Muvija M em Bangalore)

 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações