Eficácia geral da CoronaVac fica abaixo de 60% em testes, diz portal UOL

Reuters

Publicado 12.01.2021 08:46

(Reuters) - A taxa de eficácia geral da CoronaVac ficou abaixo de 60%, mas acima dos 50% necessários para aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no país, de acordo com reportagem do portal UOL nesta segunda-feira.

O Instituto Butantan afirmou em nota que quaisquer informações sobre a eficácia da vacina da chinesa Sinovac contra o coronavírus que não sejam as apresentadas pela instituição na última semana são "meramente especulativas".

Na semana passada, o Butantan anunciou que a CoronaVac tem eficácia clínica de 78% para casos leves e de 100% para casos graves e moderados, mas não anunciou os números de eficácia geral. O instituto foi responsável pelos testes do imunizante no Brasil e está encarregado da produção nacional da CoronaVac.

O Butantan afirmou que novos dados sobre a vacina serão divulgados em coletiva de imprensa na terça-feira.

Em entrevista ao UOL mais cedo nesta segunda, o presidente do Butantan, Dimas Covas, disse que a eficácia clínica da CoronaVac é o dado que importa para o combate à pandemia.

"A eficácia clínica da CoronaVac é essa que foi anunciada. É isso! Se você quer saber qual o efeito da vacina na população que será vacinada, é este efeito que foi anunciado. Quer dizer, 78% de eficácia para casos leves, 100% para casos graves e moderados. Essa é a eficácia, esse é o dado que importa nessa vacina, que é a eficácia clínica", disse ele ao portal.

A CoronaVac faz parte do plano nacional de imunização contra a Covid-19 , ao lado da vacina Oxford-AstraZeneca (NASDAQ:AZN) (SA:A1ZN34), que será produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os dois imunizantes estão sendo avaliados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para possível uso emergencial no país.