EXCLUSIVO-Argentina tem embarques de carne à UE e à China travados por coronavírus

Reuters

Publicado 03.04.2020 09:58

Por Maximilian Heath

BUENOS AIRES (Reuters) - Embarques de carne bovina da Argentina para a União Europeia caíram para quase zero em meio à pandemia global de coronavírus, enquanto vendas para a China, principal compradora, recuaram para abaixo de níveis do ano passado, disseram representantes da indústria à Reuters.

A queda nas exportações ressalta como o vírus tem afetado cadeias globais de suprimento de alimentos, com a demanda impactada por fechamentos de restaurantes e o transporte de bens bloqueado por medidas que visam controlar a disseminação da doença.

Os embarques argentinos de carne haviam disparado nos últimos anos, impulsionados principalmente pela demanda da China, o que ajudou o país a levar suas exportações de carne em 2019 a 3 bilhões de dólares.

As exportações saltaram 50% no ano passado, para 845,8 mil toneladas, com a China ficando com cerca de três quartos disso, segundo dados oficiais. A União Europeia respondeu por 9% das vendas.

"Devido ao impacto da pandemia, os mercados de exportações cortaram muitas de suas compras e estão extremamente restritos", disse o presidente do consórcio ABC de exportadores argentinos de carne, Mario Ravettino.

Ele disse que as exportações para a China em março caíram em 15% ante os níveis do ano passado, quando a Argentina enviava cerca de 50 mil toneladas por mês para atender à demanda chinesa.

Representantes da indústria de carne argentina dizem que o mercado da Europa, agora no centro da pandemia, viu um colapso ainda maior da demanda, o que basicamente paralisou as exportações para a região, que normalmente compra cortes mais caros.

"Na Europa, praticamente todos restaurantes estão fechados porque eles estão em quarentena e carne na Europa é basicamente consumida em restaurantes", disse o diretor da Câmara da Indústria e Comércio de Carne, Miguel Schiariti.

"Importadores disseram: pare, não me mandem mais nada."

Ravettino concordou. "A União Europeia desapareceu do mercado. Não há exportações para a UE no momento."

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações