Mortes por Covid na África cairão 94% em 2022, aponta análise da OMS

Reuters

Publicado 02.06.2022 09:50

Por Bhargav Acharya e Alexander Winning

JOHANESBURGO (Reuters) - As mortes no continente africano por Covid-19 devem cair quase 94% em 2022 em comparação com o ano passado, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgada nesta quinta-feira.

O ano de 2021 foi o mais letal da pandemia na África, com a Covid-19 como a sétima maior causa de morte, logo abaixo da malária.

"Nossa análise mais recente sugere que as mortes estimadas na região africana diminuirão para cerca de 60 por dia em 2022. ...No ano passado, perdemos uma média de 970 pessoas por dia", disse o diretor da OMS na África, Matshidiso Moeti, em entrevista coletiva virtual.

A diferença nos números se deve ao aumento da vacinação, melhor resposta à pandemia e imunidade natural de infecções anteriores, afirmou a OMS.

As mortes por Covid na África têm sido desiguais. Os países mais ricos e os países da África Austral tiveram cerca do dobro das taxas de mortalidade dos mais pobres em outras partes da África, em parte devido a comorbidades que aumentam o risco de morte, segundo a análise da OMS.

Cerca de 23.000 mortes são previstas até o final do ano, desde que as variantes atuais e os padrões de transmissão permaneçam os mesmos, de acordo com a análise.