Quadro da Covid-19 no Brasil segue crítico e pode piorar com inverno, diz Fiocruz

Reuters

Publicado 17.06.2021 20:27

Por Gabriel Araujo

SÃO PAULO (Reuters) - O quadro da pandemia de Covid-19 no Brasil permanece crítico e pode se agravar nas próximas semanas, diante da chegada do período de inverno, indicou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em boletim publicado nesta quinta-feira, à medida que o país se aproxima da marca de 500 mil mortes em decorrência da doença.

Segundo a instituição, nas semanas epidemiológicas 22 e 23, que cobrem o intervalo de 30 de maio a 12 de junho, a transmissão do coronavírus no país se manteve em um platô elevado, com um pequeno crescimento das taxas de incidência (casos novos) e mortalidade.

As atuais taxas de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) para Covid-19, de acordo com os pesquisadores da Fiocruz, mostram que o quadro geral ainda é muito preocupante, uma vez que 18 Estados e o Distrito Federal apresentam taxas de pelo menos 80% --em oito deles, o índice supera a marca de 90%.

Ainda segundo a análise, a tendência de rejuvenescimento da epidemia no país tem se mantido. Na 22ª semana epidemiológica, a idade média dos pacientes internados foi de 52,5 anos, enquanto na primeira semana epidemiológica de 2021 era de 62,3 anos.