Vacinação contra Covid-19 pode começar nos EUA em meados de dezembro, diz autoridade

Reuters

Publicado 23.11.2020 11:03

Por Doina Chiacu

(Reuters) - Os profissionais de saúde dos Estados Unidos recomendaram que as primeiras vacinas contra Covid-19 comecem a ser aplicadas um dia ou dois depois do obterem aprovações regulatórias no mês que vem, disse uma autoridade graduada do esforço de desenvolvimento de vacinas do governo no domingo.

Cerca de 70% da população de 330 milhões de norte-americanos precisará ser inoculada para se chegar à "imunidade de rebanho" do vírus, um objetivo que o país pode alcançar até maio, de acordo com o doutor Moncef Slaoui, principal conselheiro científico da Operação Warp Speed.

Slaoui disse que a Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) provavelmente concederá em meados de dezembro uma aprovação para a distribuição da vacina produzida pela Pfizer (NYSE:PFE); (SA:PFIZ34) e pela parceira alemã BioNTech (F:22UAy), iniciando a maior campanha de vacinação da história do país.

Os conselheiros externos da FDA devem se reunir no dia 10 de dezembro para analisar a solicitação de uso emergencial da Pfizer para sua vacina, que a empresa disse ter se mostrado 95% eficaz contra infecções do vírus respiratório altamente contagioso.

Uma segunda farmacêutica, a Moderna (NASDAQ:MRNA), deve pedir uma aprovação para sua vacina contra Covid-19 no final de dezembro.

Falando em vários programas de notícias na manhã de domingo, Slaoui delineou um cronograma para obter as primeiras doses da vacina da Pfizer mediante autorização da FDA para os que serão os primeiros a recebê-la.