Xangai se prepara para fim do lockdown contra Covid após 2 meses

Reuters

Publicado 31.05.2022 09:51

Por Casey Hall e Brenda Goh

XANGAI (Reuters) - Autoridades de Xangai começaram nesta terça-feira a desmontar cercas em torno de conjuntos habitacionais e a arrancar fitas de praças públicas e prédios antes do fim do lockdown de dois meses na maior cidade da China à meia-noite.

Na noite de segunda-feira, algumas pessoas autorizadas a sair de seus complexos para breves caminhadas aproveitaram o trânsito suspenso para se reunir para tomar cerveja e sorvete em ruas desertas. Mas havia uma sensação de cautela e ansiedade entre os moradores.

"Estou um pouco nervoso", disse Joseph Mak, que trabalha com educação. "É difícil acreditar que está realmente acontecendo."

A maioria ficará presa em ambientes fechados até a meia-noite, como esteve nos últimos dois meses sob um lockdown rígido que causou perdas de renda, estresse e desespero às pessoas com dificuldades para acessar alimentos ou obter assistência médica de emergência.

O isolamento prolongado gerou indignação pública e raros protestos dentro da cidade de 25 milhões de pessoas, além de afetar sua economia industrial e de exportação, interromper as cadeias de suprimentos na China e em todo o mundo e desacelerar o comércio internacional.

A vida deve voltar a algo mais normal a partir de quarta-feira, quando os passes emitidos pelos prédios residenciais para as pessoas saírem por algumas horas serão descartados, o transporte público será retomado e os moradores poderão retornar ao trabalho.

"Este é um dia com o qual sonhamos há muito tempo", disse a porta-voz do governo de Xangai, Yin Xin, a repórteres.

"Todo mundo se sacrificou muito. Este dia foi duramente conquistado, e precisamos apreciá-lo e protegê-lo, e saudar de volta a Xangai que conhecemos e sentimos falta."

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações