“A bolha de uma geração”: BCE aponta 3 perigos das criptomoedas

Investing.com  |  Autor David Wagner

Publicado 08.12.2022 06:00

Atualizado 08.12.2022 11:51

Investing.com – Em mais uma demonstração da aversão do Banco Central Europeu às criptomoedas, Fabio Panetta, membro do Conselho de Administração do BCE, fez um pronunciamento na quarta-feira em que detalhou metodicamente as falhas e os efeitos econômicos danosos do bitcoin e de outras moedas digitais.

As criptomoedas são "a bolha de uma geração” que está “fadada a estourar”, por se tratar apenas de “mais uma forma de jogo”, atacou.

Para respaldar sua opinião, ele apresentou três argumentos específicos: a inutilidade das criptos do ponto de vista social, o risco representado pela ilusão de segurança das stablecoins e o perigo da alta alavancagem utilizada pelos traders desse mercado.

h2 Criptos são inúteis do ponto de vista social e danosas ao meio ambiente/h2

Panetta observou que “criptoativos sem lastro não exercem qualquer função social ou econômica útil”, apontando ainda que “não são usadas para pagamento no varejo ou no atacado”, pois são “extremamente voláteis e ineficientes”.

As criptos, por outro lado, são “amplamente usadas para atividades criminosas e terroristas, bem como para evasão fiscal”, em sua visão.

Panetta também acusou as criptomoedas de “provocar enormes danos ambientais”.

Em sua opinião, “criptoativos com excessivo impacto ambiental deve ser banidos”, referindo-se a criptos como o bitcoin, que usa o mecanismo de “prova de trabalho" para a segurança da rede, o qual faz uso intensivo de energia.

h2 A ilusão da segurança das stablecoins/h2

A segunda objeção de Panetta às criptomoedas tem a ver com a “suposta estabilidade das stablecoins, na qual se baseia todo o ecossistema cripto”.

Ele explicou que as stablecoins “atraem usuários porque se acredita que, ao contrário das criptos sem lastro, elas oferecem estabilidade, ao ter seu valor associado a um portfólio de ativos”, fazendo uma distinção para as stablecoins algorítmicas, “cujo objetivo é fazer a correspondência entre a oferta e a demanda, a fim de manter um valor estável”.

Ao se referir ao crash da stablecoin TerraUSD neste ano, Panetta declarou que “stablecoins são estáveis apenas no nome", salientando que até mesmo a stablecoin líder de mercado, tether, “perdeu temporariamente seu lastro em meio ao estresse recente do mercado”, o que, segundo ele, “mostra que não se pode eliminar facilmente o risco, até mesmo de stablecoin lastreadas”.

h2 O risco de excesso de alavancagem por traders de criptos/h2

Por fim, a terceira fraqueza estrutural das criptos apontada por Panetta “é o fato de que os mercados cripto estão cada vez mais alavancados e interconectados”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Ele afirmou que “as plataformas de criptos permite que os investidores aumentem sua exposição em até 125 vezes o investimento inicial”, explicando que, “em situações de choque, quando é necessário fazer a desalavancagem, são forçados a se desfazer dos ativos, exercendo forte pressão de baixa sobre os preços”.

Panetta também lamentou o mecanismo por trás dessa alavancagem, com “garantias apoiadas em empréstimos DeFi para compensar os riscos dos tomadores anônimos de crédito”.

De fato, ele explicou que “os fundos tomados como empréstimo em um caso podem ser reutilizados como garantia em transações subsequentes, permitindo que os investidores aumentem sua exposição”. O dirigente disse ainda que “essa é exatamente a dinâmica que temos visto nos últimos eventos do mercado cripto”, referindo-se à quebra da plataforma FTX.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações