ABBC organiza consórcio de bancos no piloto do Real Digital

Estadão Conteúdo

Publicado 24.05.2023 20:34

ABBC organiza consórcio de bancos no piloto do Real Digital

Um dos consórcios aprovados pelo Banco Central para o piloto do Real Digital, organizado pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC), vai testar transações com a futura moeda entre contas de reserva bancária e a compra e venda de títulos públicos, entre outros.

Seis bancos participam do grupo: o Ribeirão Preto, que será o líder, o Brasileiro de Crédito, o Original, o ABC, o BS2 e o PagBank. Também farão parte a BBChain, a Microsoft (NASDAQ:MSFT) e a BIP.

"A coalizão foi formada para propiciar às instituições associadas, a maioria de portes S3 e S4, a participação e o aprendizado no piloto, com objetivo igualmente alinhado aos pilares da ABBC, de democratizar e incentivar a inovação e aumentar a competitividade no Sistema Financeiro Nacional (SFN)", afirma a ABBC em nota.

A associação dará conhecimento aos suportes necessários aos testes, implementando um nó no ambiente Distributed Ledger Technology (DLT), além da aplicação de soluções de computação confidencial.

Segundo a ABBC, serão simuladas transações do Real Digital em atacado entre contas de reserva bancária, além de transações do depósito tokenizado entre clientes simulador, compra e venda de títulos públicos na rede DLT. Outros testes envolverão a emissão e a "queima" da moeda digital tokenizada, e a habilitação de transações na modalidade DvP - CBDC x Ativo Tokenizado.

O BC divulgou nesta quarta os selecionados para o piloto. Além do consórcio liderado pela ABBC, foram aprovados Bradesco (BVMF:BBDC4); Nubank (BVMF:NUBR33); Banco Inter (BVMF:BIDI4), Microsoft e 7Comm; Santander (BVMF:SANB11), Santander Asset, F1RST e Toro; Itaú (BVMF:ITUB4); Basa, TecBan, Pinbank, Dinamo, Cresol, Banco Arbi, Ntokens, Clear Sale (BVMF:CLSA3), Foxbit, CPqD, AWS e Parfin; Ailos, Cresol, Sicoob, Sicredi e Unicred; XP (BVMF:XPBR31) e Visa; BV; BTG (BVMF:BPAC11); ABC (BVMF:ABCB4), Hamsa e LoopiPay; Banco B3 (BVMF:B3SA3), B3 e B3 Digitas; e o Banco do Brasil (BVMF:BBAS3).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações