Aceitação de Bitcoin e outras critpos é ameaçada pelas moedas digitais dos bancos centrais

Investing.com

Publicado 28.03.2022 02:10

Atualizado 28.03.2022 14:10

Por Marco Oehr, do Investing.com Alemanha

Investing.com - O mundo financeiro está cada vez mais reconhecendo que moedas digitais como Bitcoin e Ethereum têm algumas vantagens que os bancos tradicionais não podem oferecer.

No entanto, os bancos centrais (BCs), que se veem como guardiões da moeda, não querem que o cetro seja tirado de suas mãos. Portanto, eles estão ocupados estabelecendo suas próprias moedas digitais há algum tempo.

h2 Parceria do Banco da Inglaterra com o MIT/h2

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) não quer ser inferior a esse desenvolvimento e, por isso, decidiu cooperar com o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Nos próximos doze meses, um conceito para uma moeda digital de banco central será desenvolvido em conjunto com a universidade de tecnologia mais renomada do mundo.

Não se trata apenas de qual abordagem tecnológica é a mais promissora, mas também de quais oportunidades e riscos estão associados a tal projeto.

O Banco do Canadá recentemente embarcou em um caminho semelhante, porque também decidiu usar a experiência científica do MIT para desenvolver um conceito viável.

Do lado europeu, o Banco Central Europeu (BCE) iniciou a fase de investigação para o desenvolvimento de um euro digital em julho do ano passado.

No entanto, também existem países que já estão usando soluções blockchain existentes de empresas privadas . A Ripple Labs está na vanguarda neste setor . A República de Palau e a Autoridade Monetária Real do Butão estão trabalhando com a empresa para desenvolver uma moeda digital nacional baseada no XRP Ledger (XRPL).

h2 CBDC aproveita o sistema de pagamento Bitcoin e Ethereum/h2

Em 2021, os 87 países do mundo que geram mais de 90% do PIB global já estão adotando soluções CBDC (sigla como também é designada as moedas digitais dos BCs). Isso deixa claro que o futuro dos sistemas monetários será inevitavelmente digital.

O grande objetivo é a total interoperabilidade das moedas digitais globais. Ao mesmo tempo, isso estabelece as bases para uma digitalização da economia global, que simplifica os pagamentos transfronteiriços e melhora a inclusão financeira.

Criptomoedas como Bitcoin e Ethereum perdem uma de suas vantagens. Como opção de pagamento digital, eles são quase supérfluos. Afinal, por que se preocupar com carteiras, Cardano e Solana quando você tem acesso fácil a versões digitais de dólares e euros?

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Isso deve ter consequências significativas para o estabelecimento das criptomoedas no mainstream.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações